Publicidade

Oscar | Academia promete ação “apropriada” por tapa de Will Smith

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Março de 2022 às 16h15

Link copiado!

Reprodução/ABC
Reprodução/ABC
Will Smith

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que promove anualmente a cerimônia do Oscar, prometeu tomar ações “apropriadas” diante do tapa dado por Will Smith em Chris Rock durante o evento do último domingo (27). Em carta enviada aos membros, a agressão foi citada como inaceitável, com a organização lamentando que o evento ofuscou uma cerimônia que deveria celebrar a indústria e os melhores trabalhos de 2021.

O comunicado não poupa palavras, afirmando que a organização está preocupada e ultrajada com o comportamento do ator, que acabou ganhando o Oscar de Melhor Ator momentos após o incidente por seu papel em King Richard: Criando Campeãs. O pedido é de confiança no processo e na tomada das atitudes corretas, de acordo com o código de conduta da organização, e é assinado por David Rubin e Dawn Hudson, respectivamente presidente e CEO da Academia.

Entretanto, o aviso é de que todo esse processo deve levar algumas semanas, com a primeira reunião sobre o assunto marcada para esta quarta-feira (30). A demora se deve aos protocolos que precisam ser seguidos, tanto no que toca as regras de conduta da própria Academia quanto as leis do estado da Califórnia, que regulam o funcionamento de organizações sem fins lucrativos.

Continua após a publicidade

O tom da carta adianta que Smith deve ser punido, ainda que a expectativa seja de que ele não perca sua estatueta. A atriz Whoopi Goldberg, que é uma das governadoras da Academia, disse que essa não deve ser uma discussão entre os outros associados, principalmente pelo fato de Rock não ter prestado queixas contra Smith; ela, por outro lado, disse que o intérprete deve sim sofrer consequências pelo tapa, considerado por ela como uma reação exagerada.

Uma consequência possível é a suspensão do intérprete da Academia, o que implicaria na perda do direito a voto nas cerimônias do Oscar e acesso a cópias antecipadas de filmes, eventos e outras oportunidades fechadas aos membros. Uma expulsão, porém, também não é esperada, já que esse recurso só foi usado em casos extremos, como as acusações de abuso sexual contra Bill Cosby, Roman Polanski e Harvey Weinstein, por exemplo.

Continua após a publicidade

Na segunda-feira (28), Smith publicou um pedido de desculpas formal pelo incidente, direcionado à Academia, aos colegas da indústria, ao público e, principalmente, a Rock. Alvo da piada que levou ao tapa, Jada Smith também fez post no Instagram sobre o assunto, mas se limitou a afirmar que esta é uma temporada de cura e que ela está em busca disso.

Ainda na madrugada posterior ao caso, a Academia também se posicionou. No Twitter, a organização afirmou não apoiar nenhuma forma de violência e que a noite era sobre o reconhecimento daqueles que venceram os Oscars de forma merecida.

Continua após a publicidade

Fonte: Variety