Os 10 melhores filmes disponibilizados pela Netflix em 2015

Por Joyce Macedo

O final do ano está chegando e trazendo com ele as férias e recessos. Apesar de ser uma época recheada de festas, nem só de bagunça vive o ser humano, não é mesmo? Portanto, resolvemos dar algumas dicas para quem quer aproveitar este período de descanso merecido para se atualizar no catálogo da Netflix.

Escolhemos 10 filmes lançados entre 2014 e 2015 e que foram adicionados recentemente ao acervo do serviço de streaming. São opções para todos os gostos e estilos; confira:

1. O Homem mais Procurado (2014)

O Homem mais Procurado

Philip Seymour Hoffman em "O Homem Mais Procurado", o último filme que o ator protagonizou (Foto: Divulgação)

Baseado no livro do autor britânico John Le Carré, o filme retrata a história do chefe de uma equipe da inteligência alemã que se depara com a chegada de um homem suspeito à sua cidade. Trata-se de um imigrante que chega à comunidade islâmica de Hamburgo para reivindicar a herança do seu pai.

Mantendo um tom interessante para quem gosta de espionagem, o filme mostra que enquanto algumas pessoas tentam ajudar o imigrante, os serviços secretos da Alemanha e Estados Unidos o perseguem para descobrir se ele é apenas uma vítima oprimida ou um extremista com alto poder de destruição e um plano muito bem arquitetado.

O título ficou marcado como um dos últimos trabalhos do ator Philip Seymour Hoffman, morto em fevereiro de 2014. A brilhante atuação de Hoffman é um dos pontos altos do filme.

2. O Abutre (2014)

Nightcrawler

Os atores Jake Gyllenhaal e Riz Ahmed em ação no filme "O Abutre" (Foto: Divulgação)

O protagonista Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) é um homem que enfrenta dificuldades para conseguir um emprego formal e por isso decide tentar ganhar dinheiro de formas "alternativas". Enquanto tenta colocar em prática seus ambiciosos planos, ele se vê envolvido nos bastidores do mundo do jornalismo e encontra ali algo que pode ser a solução para os seus problemas financeiros.

Ultrapassando todos os limites éticos e morais, a produção passeia por temas polêmicos como invasão de privacidade, sensacionalismo, alienação, capitalismo selvagem, psicopatia e diversas outras coisas que podem fazer revirar o estômago.

Com diálogos recheados de um cinismo que prende o espectador e cenas de ação que dão um tom de thriller à produção, O Abutre foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. A atuação de Gyllenhaal também merece destaque.

3. A Boa Mentira (2014)

A Boa Mentira

Cena do filme "A Boa Mentira", que ganha um tom mais realista com a participação de atores que viveram a realidade da guerra civil do Sudão (Foto: Divulgação)

Inspirado em fatos reais, este drama conta a história de um grupo de refugiados sudaneses que encontra a oportunidade de recomeçar a vida nos Estados Unidos, onde conhecem uma assistente social que cuida de uma agência de empregos e ajuda a mudar suas vidas.

Um filme emocionante que conta com Reese Witherspoon no elenco, mas que, apesar da atriz ser destaque no cartaz da produção, cujo enfoque do enredo é nos personagens dos refugiados, interpretados pelos sudaneses Arnold Oceng, Kuoth Wiel, Ger Duany e Emmanuel Jal. Todos eles possuem proximidade com a guerra civil no sul do Sudão dramatizada no filme.

4. Um Santo Vizinho (2014)

Um Santo Vizinho

Bill Murray e o ator mirim Jaeden Lieberher em cena na comédia indicada em diversas categorias no Critics' Choice Award e no Globo de Ouro (Foto: Divulgação)

Um garoto de 12 anos cujos pais se divorciaram se muda com a mãe para uma nova casa, onde conhece St. Vincent De Van Nuys (Bill Murray), um vizinho veterano de guerra politicamente incorreto, beberrão e que gosta de apostas. Apesar da improvável amizade, os dois se aproximam e St. Vicent passa a cuidar do menino enquanto sua mãe trabalha.

Uma comédia dramática com Bill Murray no elenco não precisa de muitas explicações para merecer sua atenção. No entanto, Um Santo Vizinho reforça a bela performance de Murray em um personagem que se vê envolvido num drama inesperado e ainda assim consegue manter o humor. Indicado para quem gosta de títulos como O Lado Bom da Vida e Pequena Miss Sunshine.

5. The Babadook (2014)

Babadook

O terror psicológico de The Babadook arrancou elogios da crítica (Foto: Divulgação)

Este longa conta a história de uma mãe viúva que está tentando criar seu filho após a inesperada morte de seu marido. No entanto, o garoto começa a agir estranhamente após encontrar um livro infantil misterioso em sua casa. O terror psicológico de The Babadook é feito para aqueles que preferem filmes mais perturbadores em vez daqueles que nos fazem saltar o tempo todo da cadeira com suas cenas assustadoras.

As atuações dos protagonistas foram amplamente elogiadas, tanto que o filme rendeu à Essie Davis, que interpreta a mãe em The Babadook, o papel da Rainha Regente Cersei Lannister, em Game of Thrones – não como uma substituta de Lena Headey, mas sim como uma atriz que fará o papel de Cersei em uma trupe de teatro dentro da série.

6. Para Sempre Alice (2014)

Para sempre Alice

Julianne Moore ganhou o Oscar de melhor atriz por 'Para sempre Alice" (Foto: Divulgação)

Alice é uma renomada professora de linguística diagnosticada com Alzheimer que precisa enfrentar a difícil progressão da doença, algo que influencia diretamente no seu trabalho e no seu convívio familiar. A doença coloca em prova a força da relação com seu marido e filhos.

Trata-se de um drama envolvente que aborda um tema pesado de uma maneira mais leve. A atriz Julianne Moore, que interpreta a protagonista do longa, ganhou diversos prêmios por sua atuação em Para Sempre Alice, entre eles o Oscar, Globo de Ouro, BAFTA, SAG e o Critics Choice Movie Awards.

7. Musarañas (2014)

Musaranas

Shrew's Nest é um horror espanhol capaz de perturbar o espectador (Foto: Divulgação)

Ambientado na Espanha dos anos 1950, Musarañas conta a história de duas irmãs que vivem juntas em um apartamento em Madrid. Órfãs de mãe e abandonadas pelo pai, uma das mulheres sofre de agorafobia, um medo que a impede de sair de casa, mas ainda assim é responsável por cuidar da irmã mais nova, que não se priva de dar suas voltas pela rua. No entanto, a rotina delas é quebrada com a chegada de um vizinho, algo que implica numa mescla entre drama e terror.

Conhecido por diversos nomes diferentes nos países onde fez sua estreia – Ninho de Musaranho, Musarañas, Sangre de mi sangre, La habitación del mal e Shrew's Nest – este é um filme enérgico e feito para quem gosta de ver muito sangue na tela.

8. O Jogo da Imitação (2014)

O Jogo da Imitação

O ator Benedict Cumberbatch viveu Alan Turing nas telonas no filme que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2015 (Foto: Divulgação)

Este longa é um filme de suspense histórico que merece sua atenção. Trata-se de uma cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing, que liderou um grupo da inteligência britânica na missão de decifrar os códigos de uma máquina usada pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Turing foi um gênio matemático e inovador da ciência da computação, mas também enfrentou alguns problemas com a justiça.

A dramatização de uma história real que traz boas atuações e a Segunda Guerra como pano de fundo não merece ser menosprezada na hora de fazer a sua lista de filmes para assistir na Netflix; especialmente se você tem interesse pela história da tecnologia.

9. What Happened, Miss Simone? (2015)

What Happened, Miss Simone

A história da incompreendida "Alta Sacerdotisa da Alma", Nina Simone, surpreendeu muitos espectadores (Foto: Divulgação)

Um documentário que retrata a vida de Nina Simone, uma cantora, compositora, pianista e ativista dos direitos civis norte-americanos, conhecida como a Alta Sacerdotisa da Alma. Esta é a forma mais simples e objetiva de resumir esta produção, no entanto ela vai muito além.

Uma fascinante produção que mostra a luta de Nina Simone contra a pobreza e o preconceito para crescer e deixar sua grande marca na indústria da música. Com gravações inéditas, imagens raras, cartas e entrevistas com pessoas que conviveram com a artista, a obra está listada para a disputa de melhor documentário no Oscar 2016.

10. Beasts of No Nation (2015)

Beasts of No Nation

O primeiro filme original da Netflix estreou simultaneamente nos cinemas e na internet (Foto: Divulgação)

Beasts of No Nation é o primeiro filme original da Netflix. Baseado no livro nigeriano Uzodinma Iweala, o filme conta a história de Agu (Abraham Attah), um menino que foi levado de sua família e obrigado a se tornar um soldado enquanto ainda era criança. Antes disso, seu pai fora assassinado por uma guerrilha durante um confronto da guerra civil em um país africano.

A produção fez muito barulho e gerou desconforto na indústria cinematográfica antes do seu lançamento. Isso porque a empresa de streaming decidiu inovar e lançar simultaneamente o longa nos cinemas e na internet. A estratégia parece ter dado certo, pois Beasts of No Nation já ultrapassou a marca de 3 milhões de visualizações.

Os filmes listados aqui estão organizados em ordem de lançamento e não de acordo com outros critérios. Também é importante ressaltar que ao longo do ano a Netflix adicionou diversos outros títulos ao seu catálogo, entre eles muitos clássicos, porém nesta lista incluímos apenas as produções mais recentes.

Para ficar por dentro de tudo o que entra e sai do acervo do serviço de streaming, acompanhe nossa lista semanal de atualizações e lançamentos na mais popular plataforma de transmissão de filmes do mundo.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.