Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

“O Senhor Dos Anéis” terá nova tradução, musical e série mais cara para TV

Por| 07 de Janeiro de 2019 às 09h10

Link copiado!

“O Senhor Dos Anéis” terá nova tradução, musical e série mais cara para TV
“O Senhor Dos Anéis” terá nova tradução, musical e série mais cara para TV

Todos os projetos que envolveram a obra literária O Senhor dos Anéis poderiam ser descritos com uma só palavra: ambiciosos. É com este adjetivo que toda a literatura criada por J.R.R. Tolkien está voltando com bastante força em 2019 e além, pois está marcado para este ano um mega concerto musical com a trilha sonora do primeiro filme (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, de 2001), além de cinco livros do autor estarem ganhando novas traduções — sendo dois deles inéditos no Brasil (Beren e Lúthien e A queda de Gondolin). Os livros, porém, ainda estão em produção e sem data definida.

Mas o maior destaque reside na produção de uma série de TV original com base na trilogia dos livros, cujo desenvolvimento já se posiciona como o mais caro de todos os tempos para esse tipo de mídia: serão cinco temporadas em que cada uma custará aproximadamente US$ 1 bilhão. Produzida pela Amazon, a série deve mostrar eventos anteriores ao primeiro livro e filme. Entretanto, ainda não se sabe como essa nova série se encaixa dentro do cânone dos seis livros e filmes principais de Tolkien: além da trilogia O Senhor dos Anéis, há também a trilogia O Hobbit, que antecede a jornada de Frodo Bolseiro e é protagonizada por seu tio, Bilbo, anos antes.

Não foi descartado também um spin off da trama vista na série (focado em Aragorn, um dos personagens principais dos livros e filmes) e há rumores de que Peter Jackson, diretor de todos os seis filmes da obra literária, estaria em conversas com a New Line Cinema (uma divisão da Warner Bros) para que partes deles fossem utilizadas. Além de um bilhão por temporada, a série ainda custou, supostamente, mais US$ 250 milhões apenas para a aquisição dos direitos de produção, pagos à editora HarperCollins, que detém as permissões de publicação da franquia d’O Um Anel na mídia.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao site Deadline, em junho de 2018, Jennifer Salke, presidente do Amazon Studio, disse que as negociações estão diretamente relacionadas sobre o quão interessado o diretor está em participar da produção da série: “as conversas com Peter Jackson estão acontecendo agora. Em termos de quanto ele quer estar envolvido, quão pouco? Eu sei que houve discussões e que ele chegou a dizer algumas coisas, mas, até onde eu sei, a última novidade é que estamos conversando sobre quanto ele gostaria de se envolver".

A presidente do estúdio também disse que a série deve ser filmada na Nova Zelândia, mesmo local onde foi gravada boa parte da trilogia cinematográfica de O Senhos dos Anéis. Salke também revelou que a série será um reboot, como alguns rumores haviam cogitado anteriormente: "Você pode saber que não vamos fazer um remake do filme, mas também não começaremos do zero. Então serão os personagens que você ama".

Relançamento de livros aposta na questão linguística

Continua após a publicidade

Voltando aos livros, a HarperCollins comparou a releitura das obras de Tolkien ao processo de tradução e adaptação da Bíblia; ou seja, contrataram não apenas escritores e revisores fluentes no idioma inglês, mas também com ampla especialização no universo criado por Tolkien, a fim de acertar na adaptação de terminologias específicas da obra. Em entrevista ao jornal O Globo, o gerente editorial da HarperCollins no Brasil, Samuel Coto, disse que os lançamentos anteriores (editados pela editora Martins Fontes) trazem espaços para melhorias.

“Fui criado nos Estados Unidos e estudei “O Hobbit” no ensino médio. Trata-se de um cânone da literatura inglesa, ensinado junto com Shakespeare”, ele conta. “Aqui, os livros só ficaram conhecidos após os filmes, mas pertencem ao mundo geek, à galera que joga RPG. Vamos mudar isso”.

Já o escritor e jornalista Reinaldo José Lopes detalha como vem sendo feito esse processo de adaptação: “Em inglês, o dialeto dos hobbits é rural, já o dos trolls traz referências mais populares. Estamos levando a sério a questão linguística”.

Além da trilogia original, a HarperCollins também deve lançar duas obras inéditas dos livros de Tolkien no Brasil: em Beren e Lúthien, os leitores acompanham a história de amor protagonizada pelo humano mortal e a elfa que dão nome à publicação. O enredo coloca os dois apaixonados entre si, mas seu relacionamento cai em desaprovação pelo pai de Lúthien, que força Beren a cumprir tarefas impossíveis a fim de assegurar que o humano não tenha chances de casar com a sua filha.

Continua após a publicidade

A Queda de Gondolin narra os acontecimentos que levaram à destruição da sociedade élfica que dá nome ao livro, pelas mãos do vilão Morgoth. Entusiastas da literatura de Tolkien o reconhecerão como o “mestre” de Sauron, o antagonista principal de O Senhor dos Anéis. Em ambos os livros, Morgoth será posicionado como o opositor principal no enredo.

Musical será conduzido pela Orquestra Sinfônica Villa-Lobos

Além da série bilionária e os livros recontados, O Senhor dos Anéis também ganhará um megaconcerto musical no Rio de Janeiro, em junho de 2019. Conduzido por 250 integrantes da Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, o show terá sua base na trilha sonora do primeiro filme da trilogia original, A Sociedade do Anel, e será exibido no anfiteatro do Riocentro, no dia 22 do referido mês.

Continua após a publicidade

O evento não será uma reinterpretação da trilha composta por Howard Shore, mas sim uma reprodução fiel, o que deve agradar aos fãs mais ávidos da franquia literária. Shore desenvolveu composições específicas e a orquestra no Riocentro busca capturar novamente a sensação épica de grandes momentos do primeiro filme, que será exibido em um telão em paralelo à música ao vivo, segundo o maestro responsável pela regência do projeto, Adriano Machado.

“Shore pertence a um grupo de compositores que criam a música a partir do roteiro. Os sentimentos e a jornada dos personagens são estudados. Sei que algumas pessoas vão ao evento para ver o filme, que será projetado num telão. Mas é perfeitamente possível apreciar a música em si, como num concerto tradicional, porque é uma execução impecável”, disse Machado ao O Globo.

Seja qual for a sua preferência de mídia, O Senhor dos Anéis deve saciar a sua vontade: a série está em fase de produção e deve estrear entre 2020 e 2021, ao passo que o musical já tem data certa para o meio de 2019. Apenas os livros estão sem data definida para lançamento.

Continua após a publicidade

Fonte: O Globo