Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que os próximos lançamentos da Marvel Comics nos dizem sobre o futuro do MCU?

Por| 26 de Setembro de 2019 às 10h51

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

A Marvel Entertainment, a Marvel Comics e o Marvel Studios vêm conseguindo realizar um feito inédito na TV, nos quadrinhos e nos cinemas: sincronizar todas suas propriedades para que o Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) pareça um só, inclusive com os mesmos atores, visual e status quo dos personagens. Como nas revistas o tempo de produção e publicação é mais rápido, é possível compreender melhor o que vem por aí nas telonas e nas telinhas.

Basta dar uma olhada em como as versões de papéis se adaptaram às suas contrapartes live-action, como Nick Fury, que inicialmente era um espião dos anos 60 com layout de John Wayne e hoje é Samuel L. Jackson. Nesse caso, o próprio arco de Os Supremos, uma versão alternativa e mais “pé no chão” dos Vingadores, fez o caminho contrário e influenciou na escolha do ator.

Mas a coisa toda deu tão certo que a própria Marvel Comics tratou de “corrigir” a cronologia, aposentando o Nick Fury tradicional na saga Pecado Original e trazendo seu filho, muito mais parecido com o do Marvel Studios. Depois disso, todos os outros personagens receberam um tratamento semelhante e agora tanto as revistas quanto as produções transmídia se retroalimentam — o importante é que alguém que nunca leu possa reconhecer ao máximo os heróis e vilões que viu na TV ou em uma sala de exibição.

Continua após a publicidade

Assim, quando a Marvel Comics muda ou dá muita atenção para algo em especial, pode esperar que isso será espelhado em outras mídias. E aí voltamos para a pergunta: O que os próximos lançamentos nos dizem sobre o futuro do MCU?

A dinâmica dos Vingadores

Antes de responder à pergunta acima, é preciso entender duas particularidades que se tornaram uma dinâmica recorrente ao longo das décadas nos Vingadores. Uma é que a equipe sempre passa por transformações e mesmo o “Big Trio” (Capitão América, Homem de Ferro e Thor) muitas vezes está ausente — diferente da Liga da Justiça, que sempre tem que ter o Super-Homem, Batman e a Mulher-Maravilha.

A segunda é que Odinson, um semideus arrogante milenar; Stark, um gênio futurista bêbado; e Rogers, um soldado romântico e determinado dos anos 40, nunca se suportaram. Eles sempre brigam por alguma razão e algum deles deixa o grupo. Ou todos. E assim os Vingadores costumam tomar surras homéricas quando estão separados.

Continua após a publicidade

Porém, quando eles se juntam, os Vingadores são imbatíveis. Todo fã sabe que isso não dura muito tempo, então as revistas vendem muito e há uma verdadeira onda de heroísmo que se renova quando isso acontece. Se você notar bem, reproduziram isso com perfeição em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.

Isso nos leva ao momento atual: o Big Trio fez as pazes no ano passado e promoveu mudanças que, com certeza, estão sincronizadas ao momento do cinema e da TV.

Continua após a publicidade

Capitã Marvel, Pantera Negra, Blade, Motoqueiro Fantasma e Mulher-Hulk

Como prova de que esse planejamento transmídia já vem acontecendo de forma mais sincronizada há quatro anos, tanto a Capitã Marvel, protagonista da Guerra Civil 2, quanto o Pantera Negra, que ganhou mais títulos mensais, foram colocados em destaque. Aliás, na atual fase dos Vingadores nos quadrinhos, o Big Trio escolheu T’Challa como novo líder da equipe.

Nas primeiras edições da nova fase, no ano passado, a formação trouxe os dois juntos com o Doutor Estranho e o Piloto Fantasma. Ou seja, dava para saber que o Motoqueiro Fantasma teria novamente destaque no MCU — e agora ainda mais, com uma versão futurista que tem feito muito sucesso e com o retorno de Danny Ketch em uma nova HQ.

Continua após a publicidade

A presença da Mulher-Hulk, descontrolada e agora shippada com Thor Odinson, também dava dicas de que ela teria uma versão no MCU. E, no final do primeiro arco da equipe, adivinhe quem eles encontraram? Blade, que, um ano depois, teve seu reboot confirmado.

Quarteto Fantástico e X-Men

A Marvel Comics vem reconstruindo duas franquias em especial: a do Quarteto Fantástico e dos X-Men. Muita gente talvez não saiba, mas durante o tempo que durou o atrito com a Fox, devido aos direitos autorais no cinema, os criadores da Marvel Comics passaram a ter diretrizes especiais — impostas por Ike Permultter, CEO da Marvel Entertainment que travou uma "Guerra Civil interna", o que causou a saída do Marvel Studios de seu comando para a aba direta da Disney (assunto para outra hora).

Todos os autores foram proibidos de criar novos personagens, pois isso daria mais propriedade intelectual “de graça” para a Fox explorar nas telonas. Assim, todo mundo foi levando ambos os grupos em “banho-maria” e o Quarteto chegou a ter sua revista encerrada por tempo indeterminado depois da segunda Guerras Secretas.

Continua após a publicidade

Agora, portanto, o momento é de reconstrução e dá para notar que ambas as equipes farão um contraste entre uma e a outra, afinal, uma é a família perfeita, a outra, de desajustados. Isso é visível nas primeiras páginas de House of X, título que abre a nova fase dos X-Men e trouxe de volta a ficção científica à marca.

Já no Quarteto até mesmo vimos Reed Richards com a “lata” do John Krasisnki, que estaria confirmado, ao lado da esposa Emily Blunt, na próxima adaptação. O grupo voltou a se estabelecer como “arqueólogos espaciais” e é exatamente isso que eles devem representar no MCU.

Continua após a publicidade

E não se surpreenda se muito em breve tivermos o choque X-Men vs Quarteto Fantástico, pois é isso o que está se desenhando nos quadrinhos também.

Incoming e Aniquilação

Duas tramas devem definir a próxima fase da Marvel Comics — e do MCU, a partir de 2020. Uma delas é Incoming, edição de 96 páginas que vai estabelecer os parâmetros dos vindouros grandes eventos. A outra é Annihilation Scourge, mais uma batalha envolvendo o lado cósmico da Casa das Ideias.

Incoming ganhou alguns teasers e três deles chamam bastante a atenção. Um mostra uma silhueta de um personagem segurando uma espada. Isso nos leva a crer que Hulkling, dos Jovens Vingadores (o mesmo da treta sobre o beijo na revista barrada pelo prefeito do Rio de Janeiro), terá destaque em um arco em que ele precisará “unir a todos”.

Continua após a publicidade

Como ele é um alien híbrido de Kree e Skrull, pode ser que tenhamos uma nova guerra Kree-Skrull. Ou seja, como já pudemos ver em Homem-Aranha: Longe de Casa, Nick Fury estava com os Skrulls, então pode ser que essa batalha também venha para o cinema, provavelmente em Capitã Marvel 2.

Além disso, a cada dia crescem os rumores sobre os Jovens Vingadores no cinema, pois Kate Bishop já aparecerá na série Gavião Arqueiro; Cassie Lang, a Estatura, apareceu mais velha em Vingadores: Ultimato; e apresentar Hulkling no segundo filme de Carol Danvers seria ideal para ir montando a equipe.

Continua após a publicidade

Outra imagem é a dos Vingadores com os X-Men e o Homem-Aranha. Embora saibamos que a situação do Amigo da Vizinhança seja complicada, essa é uma das primeiras vezes que a arte promocional de uma nova fase da Marvel Comics tem de volta os X-Men em destaque — justamente por conta da situação com a Fox, eles simplesmente sumiram do merchandising da companhia nas últimas temporadas.

Nos bastidores, muitos dizem que a Disney vem pedindo para Kevin Feige acelerar a volta dos mutantes ao cinema e no MCU. A origem do Fator X deve ser explorada em Os Eternos e é muito possível que vejamos os pupilos de Xavier interagindo com os Vingadores bem antes do que a maioria espera.

O terceiro teaser que chamou a atenção foi a de uma grande ameaça que reúne os Maiores Heróis do Mundo. Não dá para ver quem é, mas tem quem ache que se trata de Korvac ou Kang, duas das grandes ameaças que ainda não foram citadas no cinema. Se um dos dois aparecer por ali, é bem possível que eles estejam muito em breve no MCU.

Continua após a publicidade

Sobre Annihilation, séries limitadas que costumam explorar somente os heróis “deep cosmos”, vemos nas capas os heróis Nova, Bill Raio-Beta e Surfista Prateado. A surpresa é a presença do Quarteto Fantástico, que não participou das “aniquilações” anteriores. Assim, também podemos deduzir que esse posicionamento terá impacto nas outras produções da Disney.

Fase 4 é a fase da “construção”

Continua após a publicidade

Assim como aconteceu nas primeiras fases do MCU, a próxima será para estabelecer heróis e parâmetros, então pode ser que vejamos primeiro o Marvel Studios trabalhando histórias que, aos poucos, vão nos deixar no Disney+ e a evolução desse universo nos cinemas. Todas essas mudanças citadas acima estão ou entrarão em desenvolvimento muito em breve.

E aí, o que acharam do que vem por aí?