Publicidade

O Agente Secreto é escolhido para representar o Brasil em disputa no Oscar 2026

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que O Agente Secreto, aguardado filme de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) com Wagner Moura (Narcos), é o filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga para concorrer ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.

A escolha foi anunciada nas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema após semanas de votações entre os integrantes do comitê. O Agente Secreto levou a melhor entre os seis finalistas escolhidos na última semana pela organização, uma listagem que também incluía os filmes Baby (2024), Kasa Branca (2024), Manas (2024), O Último Azul (2025) e Oeste Outra Vez (2024).

Com a escolha definitiva, O Agente Secreto é, então, a grande aposta do Brasil para tentar uma vaga na disputa pelo Oscar 2026 como Melhor Filme Internacional, categoria vencida por Ainda Estou Aqui na edição deste ano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Vale mencionar, porém, que a escolha não garante uma indicação ao Oscar 2026. Agora, o longa entra em uma nova etapa do processo de seleção que envolve a própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Como de costume, os filmes escolhidos para representar cada país na premiação mais cobiçada do cinema entram em uma disputa geral em busca de uma vaga definitiva na lista de indicados ao prêmio, que são escolhidos por um sistema de preferência de cada membro votante da Academia.

Filme é elogiado pela crítica internacional

Ambientado na década de 1970, O Agente Secreto se passa durante o período da ditadura militar no Brasil. A trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que se muda para o Recife com o intuito de fugir de um passado misterioso. Contudo, ele logo descobre que as coisas são mais complicadas do que isso.

Dirigido e roteirizado por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto vem arrancando elogios da crítica internacional desde que estreou no prestigiado Festival de Cannes, em maio deste ano. O longa venceu duas categorias na competição principal, com um prêmio de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Mendonça Filho.

Só para ter uma ideia do quão bem-recebido o longa está sendo internacionalmente, a média de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes está em 100%, a média máxima da plataforma. O consenso dos críticos é que O Agente Secreto é “um thriller político tematicamente rico e visualmente cativante”.

Continua após a publicidade

Diante desse cenário, a expectativa dos cinéfilos e profissionais da indústria brasileira nas últimas semanas era de que a Academia Brasileira de Cinema justamente optasse por seguir com O Agente Secreto como grande representante do nosso país para tentar uma vaga no Oscar 2026, pegando o embalo do sucesso emocionante que Ainda Estou Aqui fez além do território nacional.

Com o mundo de olho no cinema brasileiro graças à vitória histórica do filme de Walter Salles (Central do Brasil), O Agente Secreto agora entra em uma nova fase da competição, apostando na campanha lá fora para garantir uma indicação oficial ao Oscar 2026 como Melhor Filme Internacional. A cerimônia de 2026 acontece no dia 15 de março.

Quando O Agente Secreto estreia nos cinemas brasileiros?

Com sessões especiais acontecendo ao redor do Brasil no momento, O Agente Secreto chega oficialmente aos cinemas de todo o país no dia 6 de novembro deste ano.

Continua após a publicidade

Leia também:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*