Publicidade

Monstro: Ed Gein inspirou filmes de terror icônicos do cinema, veja quais

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Netflix
Divulgação/Netflix

Depois de gerar uma baita repercussão na mídia contando as histórias de Jeffrey Dahmer e dos Irmãos Menendez, a série antológica Monstro está de volta ao catálogo da Netflix com A História de Ed Gein, cujos episódios já estão disponíveis na plataforma, para a alegria dos fãs de true crime.

No novo volume do programa criado por Ryan Murphy (American Horror Story) e Ian Brennan (Glee), Charlie Hunnam (Sons of Anarchy) é o responsável por interpretar o assassino Ed Gein, que chocou os Estados Unidos na década de 1950 por cometer crimes hediondos e por colecionar restos mortais de seres humanos, que ele costumava usar para fazer móveis e até mesmo máscaras.

O caso de Ed Gein foi tão perturbador na época que, para além de toda a repercussão pelo país, Hollywood também acabou sendo influenciada pelas ações do criminoso, com o assassino servindo de inspiração para filmes de terror que se tornaram grandes clássicos do cinema.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Caso de Ed Gein inspirou assassinos famosos do cinema

Com toda a comoção envolvendo os crimes de Ed Gein, Hollywood logo acabou usando o caso para criar alguns dos assassinos mais famosos do terror nas telonas.

Uma das influências mais marcantes foi imortalizada na história do cinema pelo filme Psicose (1960), grande obra-prima do diretor Alfred Hitchcock (Janela Indiscreta) que é inspirada no livro homônimo de Robert Bloch.

Para criar Norman Bates, interpretado pelo ator Anthony Perkins (O Processo) no filme, o autor usou como inspiração a aura macabra por trás dos crimes de Ed Gein, mas principalmente a relação obsessiva e perturbadora que o assassino da vida real tinha com a mãe.

Adaptada para os cinemas, a história de Psicose se tornou um dos maiores clássicos de todos os tempos, transformando Norman Bates e a icônica cena do chuveiro em símbolos marcantes da sétima arte.

Gein também foi a inspiração por trás de Leatherface, o grande antagonista do clássico O Massacre da Serra Elétrica (1974), do diretor Tobe Hooper (Poltergeist: O Fenômeno).

Um dos vilões mais icônicos do terror, Leatherface ficou conhecido por ter uma motosserra como arma, além de usar uma máscara macabra feita com a pele de suas vítimas, esta última sendo uma inspiração direta do que o próprio Ed Gein fazia na vida real.

Continua após a publicidade

O Silêncio dos Inocentes (1991), mais um clássico do terror, é outro filme que se baseou na história de Gein para criar um dos assassinos centrais da trama (não, não estamos falando de Hannibal Lecter).

Gein serviu de inspiração para o serial killer Buffalo Bill (Ted Levine), criminoso que está sendo procurado pela agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) no filme de Jonathan Demme (Stop Making Sense). Como Ed Gein, Bill também coleciona restos mortais das vítimas após os crimes, transformando as peles em peças de roupa para uso próprio.

Continua após a publicidade

Monstro: A História de Ed Gein está disponível na Netflix.

Leia também: