Publicidade

Hollywood relaxa normas de segurança e higiene contra a COVID-19

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Julho de 2021 às 14h10

Link copiado!

Unsplash / De'Andre Bush
Unsplash / De'Andre Bush

Após quase dois anos com o setor do entretenimento paralisado por conta da COVID-19, os maiores estúdios e sindicatos de Hollywood enfim chegaram a um acordo sobre os protocolos de segurança e higiene. Em 2020, estabeleceu-se uma decisão de curto prazo para colocar em prática normas de segurança e higiene que permitissem o retorno das produções de filmes e séries de televisão.

De acordo com a Variety, agora a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP, na sigla em inglês) e outras quatro organizações relacionadas aos estúdios e sindicatos de cinema fecharam um novo acordo para ajustar tais medidas, válidas até o dia 30 de setembro. Em nota divulgada, a AMPTP afirmou que "elenco e equipe [devem] estar totalmente vacinados" para poderem circular pelos ambientes ao ar livre sem máscara e seguir "protocolos atualizados em horários de refeição", embora não tenha ficado claro exatamente o que este último signifique.

Continua após a publicidade

"Os produtores também terão a opção de implementar políticas de vacinação obrigatória, dependendo da produção, para elenco e equipe interagirem em ambientes fechados comuns", complementa o informativo. Alterações adicionais, como ajustes na frequência de testes de temperatura e da COVID-19, estão inclusas para certas áreas nos Estados Unidos e Canadá, sobretuda aquelas em que as confirmações de número de casos estão muito baixas.

O comunicado encerra afirmando que "as partes continuarão monitorando de perto os desenvolvimentos da COVID-19 e considerarão outras modificações nessa ocasião", caso seja necessário.

Essas negociações vinham sendo discutidas desde setembro de 2020 e, de acordo com o comunicado, desde então os protocolos impulsionaram uma recuperação bem-sucedida da produção de filmes e televisão, priorizando a segurança para elenco, equipes e todos os trabalhadores no set.

Continua após a publicidade

Produções seguem sendo interrompidas após casos de COVID-19

Apenas na última semana, três séries de diferentes serviços de streaming chegaram a ter as filmagens paralisadas após casos confirmados de COVID-19 no set. A prequela de Game of Thrones, House of the Dragon, teve as filmagens paralisadas após um funcionário ser diagnosticado com COVID-19. A produção afirma seguir à risca as diretrizes da indústria, além de ter confirmado o isolamento do funcionário infectado, além de colocar em quarentena todos os membros que tiveram contato com ele.

Outra série que entrou nessa roda foi Bridgerton. O romance de época da Netflix teve um teste positivo para a doença pela segunda vez e pausou as gravações por tempo indeterminado. A produção segue estudando um cronograma para a retomada de filmagens da segunda temporada. A minissérie Masters of the Air, do Apple TV+, também teve que interromper as filmagens após "diversos casos de COVID-19 no set". Por conta da interrupção de duas semanas seguidas, a estreia foi jogada para 2022.

Continua após a publicidade

Eventos em meio à pandemia

O 74º Festival de Cinema de Cannes durou duas semanas com exibições ininterruptas de longa-metragens, além da presença de diversas estrelas do cinema como Matt Damon, Regina King e Timothée Chalamet. De acordo com a Variety, a organização gastou de mais de US$ 1 milhão para cobrir os custos de testes da COVID-19 para a produção e convidados, que juntos somavam aproximadamente 28 mil participantes.

Continua após a publicidade

Até a terça-feira, 20 de julho, não houve relatos de surtos da doença em Cannes, mesmo que regras mais rígidas para a admissão em eventos culturais só tenham entrado em vigor após o festival de cinema. Após a edição de sucesso, a indústria cinematográfica segue de olho para fazer os festivais do outono acontecerem - Veneza, Telluride, Toronto e Nova York.

Fonte: DGA, Variety