Eclipse solar com "anel de fogo" poderá ser visto no Brasil neste domingo

Por Redação | 24 de Fevereiro de 2017 às 16h56

O domingo de Carnaval, 26 de fevereiro, terá um encanto a mais para os brasileiros: um eclipse solar raro, que deixará uma espécie de anel de fogo ao redor do sol. A data marcará o primeiro eclipse anular do ano.

Este fenômeno acontece quando Terra, Lua e Sol se alinham, mas o diferencial é que, neste caso, a Lua não cobrirá completamente o Sol, pois estará longe demais para isso. O que sobra é um grande círculo de luz ao redor da sombra escura.

No Brasil, o eclipse poderá ser visto em algum momento entre as 09h00 e 12h00 em todas as capitais, exceto Rio Branco, Macapá, Manaus, São Luís, Belém, Porto Velho e Boa Vista. Quem estiver em São Paulo poderá acompanhar o fenômenos a partir das 10h02, enquanto os cariocas devem ficar de olho no céu a partir das 10h10.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Quando o sol estiver quase completamente coberto, será possível notar uma queda na temperatura e na luminosidade. Lembrando que não é seguro olhar diretamente para o Sol. O ideal é usar óculos especiais ou procurar por eventos organizados em observatórios espaciais.

Com informações do G1

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.