Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | Relatos do Mundo pode ser a vida como uma caixa de bombons vazia

Por| 27 de Janeiro de 2021 às 18h30

Link copiado!

Universal Pictures
Universal Pictures
Tudo sobre Netflix

Faroestes, geralmente, parecem tentar nos fazer encaixar em seus universos. Por mais que às vezes possam ser graficamente violentos, multitemáticos, de ritmos variados e até disfarçados de um estático road movie (como o recente First Cow — de Kelly Reichardt), existe uma tentativa de uniformidade no que é visto. Relatos do Mundo, por outro lado, é uma aposta do contrário. O diretor Paul Greengrass (de Capitão Phillips, 2013) está muito mais interessado em repartir o filme esteticamente e unir seu público justamente em uma selva (ou deserto) desigual.

A dinâmica visual proposta pela direção, então, é de opostos. Se, inicialmente, Greengrass nos leva a um local fechado à noite e desenvolve a cena por meio de planos detalhes e closes iluminados por uma luz amarelada, na sequência vemos um plano geral azulado do amanhecer, logo iluminado pela então presença do sol. Isso acontece, inclusive, após a exposição de um porta-retratos com a foto da esposa do Captain Kidd (Tom Hanks). É um simbolismo que acaba corroborando a força da ideia de um diretor que optou pelo desconforto estético.

Continua após a publicidade

Atenção! Esta crítica contém spoilers sobre o filme!

Da imagem ao som

Continua após a publicidade

Acontece que toda a inquietação na aparência de Relatos do Mundo não demora para encontrar força em cada detalhe do filme. Nesse sentido, a jovem alemã (interpretada por Helena Zengel) criada por indígenas de uma tribo Kiowa logo se mostra como o mote, a motivação para que tudo aconteça. Essa camada, apesar de ser a mais superficial e aparente do planejamento de conflito do diretor, também é a que vai, pouco a pouco, possibilitar que todas as outras nuances surjam.

Mas não é suficiente para o roteiro do próprio Greengrass e de Luke Davies (de Lion: Uma Jornada para Casa) que uma menina loira de olhos azuis fale na língua dos Kiowa. O conceito, aos poucos, vai se amarrando ao texto, com Johanna (Zengel) também sendo exposta como “órfã duas vezes”: dos pais alemães e dos pais nativos daquela terra. A visão de confronto, portanto, que parte do livro de Paulette Jiles (que dá origem ao filme), encontra força e sustentação em cada passo dado pelo filme.

Por essa perspectiva, a personagem de Hanks é quase que metalinguística. O pacífico leitor de notícias que trabalha de cidade em cidade pode acabar com três criminosos em um local e plantar a semente de uma revolução em outro. No primeiro caso, a vida do Captain Kidd mistura-se ao carisma e caráter do próprio ator, transformando o que se vê em uma das cenas mais tensas dos últimos anos. Inclusive, até mesmo aqui, há o sentido de oposição instituído por Greengrass: se, em um momento, a personagem de Hanks está no alto da colina e os bandidos sobem em sua direção; em outro, os opositores estão invertidos, com o protagonista abaixo de rochas e Almay (Michael Angelo Covino) logo acima.

Continua após a publicidade

O caráter de duplicidade estende-se da imagem ao som. Nessa última cena, por exemplo, todo o silêncio da tensão, até mesmo da total ausência de trilha musical, é quebrado pela opção do Captain em bater sua arma nas rochas para que, com isso, possa não somente dar um desfecho à situação, mas, igualmente, quebrar a necessidade de silêncio. Tanto que, em seguida, a conversa entre ele e Johanna é quase ininterrupta, além de trazer, mais uma vez, o contraste de opostos, com ela ensinando-o a língua Kiowa e ele a ensinando o inglês.

Continua após a publicidade

Como uma caixa de bombons

Relatos do Mundo, aliás, é carregado de subtextos para quem quiser ir além do universo do filme em si. Não é à toa que Johanna, em um primeiro momento sem fala alguma, tenha a sua primeira palavra dita como sendo História. Greengrass valoriza o momento, centralizando a menina em plano americano e quebrando o ritmo da cena para que ela seja observada — como, também, para que o espectador, de repente, sinta o impacto daquela palavra.

Hanks, por sinal, parece viver uma espécie de Forrest Gump sem fantasias, muito mais sério — claro — e sofrido. Captain Kidd não está ali para entreter sentado em um banco de praça; ele não se pretende para falar de seus feitos pessoais cheios de metáforas sobre a vida ser um caixa de bombons. É verdade, porém, que ele sabe que não dá para ter certeza se encontrará algo ou, caso encontre, sobre o que estará dentro — ou em seu caminho. Pensando nisso, sua função é a de informar e, com as informações, preparar seus ouvintes para o que quer que seja.

Continua após a publicidade

No final das contas, o personagem é tão forte e significativo que pode passar despercebido que ele mesmo escolhe o que os seus ouvintes devem ouvir. Apesar disso, fica evidente que suas escolhas fogem das notícias (geralmente mentirosas) que os poderosos querem que sejam comentadas — o que fica nítido quando, propositadamente, ele instaura uma pequena revolução na cidade do Mr. Farley (Thomas Francis Murphy).

O inferno não são os outros

Continua após a publicidade

São tantos personagens repartidos durante Relatos do Mundo que, quando o filme chega ao fim, talvez nem se perceba que Captain Kidd passou por todo o road movie estando repartido pela saudade de sua esposa e que, ao final, o que quebra ao meio é seu próprio coração. Não por uma força humana, mas por um mal da época. A cólera (como a meningite — que também é comentada) encerra a possibilidade de o herói sentir-se em qualquer tipo de céu.

Para Greengrass, o inferno não são os outros, é, além da ausência, o acaso. E este é incontrolável, incontornável e pode encontrar lugar em cada um de nós. Assim como as notícias que chegam do mundo real não são tão boas, News of the World (no original) é pessimista e, no momento, pode ser que não exista outra forma de o ser.

Relatos do Mundo estará disponível no catálogo da Netflix a partir do dia 10 de fevereiro de 2021.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Canaltech