Conheça o Cardboardizer, app que permite criar robôs modulares em minutos

Por Redação | 13.05.2016 às 11:32

Você teve aquela ideia maravilhosa de brinquedo ou escultura, mas não faz ideia de como pode tirá-la do papel? Parece que o Cardboardizer é o que você precisa.

O Cardboardizer é um novo software de CAD que está sendo desenvolvido pelo C Design Lab, da Universidade Purdue. O objetivo dele é reduzir o tempo necessário para criar uma versão tridimensional de um projeto digital.

O processo é bem simples: você começa importando uma forma 3D de seja lá o que você tiver em mente, e o programa identifica quais partes do modelo você pode querer articular (assim como as possibilidades de movimento do objeto). O Cardboardizer, então, corta seu modelo em partes para criar várias peças de duas dimensões, que, juntas, podem formar uma versão real e 3D do seu projeto.

No exemplo do vídeo, o usuário utiliza o programa para criar um T-Rex articulável, provavelmente um brinquedo infantil.

Os desenvolvedores garantem que o app é fácil de utilizar e que os interessados devem aprender a manejar o software em poucos minutos. Se você tiver os equipamentos necessários (como um cortador à laser ou máquina CNC), pode construir coisas com qualquer material rígido o bastante para aguentar a montagem, como plástico, acrílico, metal, entre outros.

Além do Cardboardizer, o C Design Lab tem outro projeto chamado Ziro. Trata-se de um kit de robótica com uma campanha de crowdfunding aberta na plataforma IndieGoGo. De acordo com os desenvolvedores, é possível criar robôs funcionais em poucos minutos. Se você se interessou pelo projeto, é só conferi-lo aqui.

Via: Geek