Como o Brasil lida com a Inteligência Artificial? Globo Repórter investiga
Por Daniel Vila Nova |

Ao longo dos últimos meses, a Inteligência Artificial foi alçada ao posto de tecnologia do futuro. Empresas e companhias dos mais variados segmentos correram para implementar a nova ferramenta em seus processos e não foram poucos os diagnósticos de que a I.A. acabaria com quase todos os empregos do país em alguns anos.
Na prática, no entanto, as coisas são diferentes. Se é bem verdade que a tecnologia está presente no cotidiano do brasileiro, a aplicação da ferramenta se dá em áreas menos glamourosas do que Vale do Silício imaginou — como na educação, na saúde ou nas tarefas domésticas.
Foi pensando nisso que o Globo Repórter investigou a forma com que brasileiros de diferentes classes sociais e realidades estão lidando com a I.A.
Os repórteres Ben-Hur Correia e Janaina Lepri visitaram escolas que utilizam a tecnologia para auxiliar o ensino, conversaram com pacientes que utilizam um dispositivo capaz de monitorar arritmias cardíacas e também conheceram o primeiro curso de graduação em Inteligência Artificial do país, responsável pela criação de um carro autônomo.
“É um programa para tirar dúvidas sobre IA e mostrar como o brasileiro está se relacionando com ela. Trata-se de uma tecnologia que evolui muito rápido e está em todo lugar, então precisamos conhecer e discutir todos os seus aspectos”, diz Ben-Hur Correia.
Além dos exemplos citados, a atração também conversou com especialistas sobre o tema — como a pesquisadora carioca Nina da Hora — que alertaram sobre os perigos da nova tecnologia, como a proliferação de deep fakes, mensagens produzidas através de IA com imagens ou áudios falsos e o racismo algorítmico.
“Confesso que sempre fui mais do time do ‘pé atrás’ com a Inteligência Artificial, mas foi legal demais entrevistar quem entende do assunto e tirar minhas dúvidas. Saio com a certeza de que estamos vivendo o começo de uma nova era, empolgante, mas que precisa ser usada com muita responsabilidade”, complementa a repórter Janaina Lepri.
O episódio sobre Inteligência Artificial será exibido nesta sexta-feira (22), depois da novela Mania de Você.
Leia mais: