Como o algoritmo da Netflix recomenda filmes

Como o algoritmo da Netflix recomenda filmes

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 19 de Fevereiro de 2022 às 14h00
Unsplash/Thibault Penin

Sabe quando você chega em casa do trabalho, abre a Netflix e encontra aquele filme perfeito te esperando na tela inicial? Não é nenhuma bruxaria isso não, gente! É bem simples de explicar o que acontece, na verdade.

Como toda grande empresa, a Netflix também tem um banco de dados para poder tomar as melhores decisões e poder indicar bons filmes e séries, com maior chance da pessoa dar uma nota positiva. Veja abaixo como funciona o algoritmo que recomendas filmes na plataforma.

Desde a primeira vez que você assiste um filme, a Netflix começa a pensar no que você pode gostar a seguir. Isso é feito analisando os gêneros que mais assiste, os atores presentes nos filmes, diretores e assim por diante. Depois disso, eles fazem uma busca para te apresentar outras opções.

Essas opções vão aparecer para vocês em fileiras, como as que estão aí em baixo. Tudo muito bem dividido entre séries, filmes, e outros. Legal, né?

Sugestões do Netflix baseado no usuário (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Ah, mas olha só! Você pode ajudar a Netflix nisso, viu? Quando você termina de assistir algo aparece a opção de dizer se gostou ou não do filme. Isso entra na conta do sistema e deixa as recomendações ainda mais precisas!

Por hoje é isso, gente! Em breve tô de volta para trazer outras curiosidades legais para vocês!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.