Publicidade

Como funciona a recomendação de filmes da Netflix

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Março de 2023 às 17h25

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

As recomendações de filmes e séries personalizadas da Netflix ajudam encontrar novos conteúdos potencialmente interessantes com mais facilidade. Mas, afinal, como os algoritmos da plataforma de streaming sabem o que as pessoas desejam assistir?

Em suma, ao acessar a Netflix, o sistema de recomendações estima a probabilidade de você se interessar por um título específico do catálogo com base em uma coleta de dados previamente realizados. Esses dados incluem:

  • Histórico de visualização e classificação do que assistiu
  • Preferência similar de outros assinantes
  • Informações sobre o conteúdo assistido, como gênero, categorias, atores.
Continua após a publicidade

Além disso, os algoritmos também consideram o horário que você costuma acessar o aplicativo, os aparelhos utilizados e a quantidade de tempo que passa assistindo. Tudo isso influencia o sistema de recomendações e o leva a tomar decisões para ajudar o assinante a encontrar as opções mais adequadas.

Vale mencionar que os algoritmos não coletam dados demográficos, como idade ou gênero, para exibir as suas recomendações. Se você não achar o quer assistir, pode utilizar o campo de pesquisa para buscar um título específico. Os primeiros resultados sã baseados em pesquisas e termos similares feitos por outros assinantes. 

Como ajustar o sistema de recomendações

Ao criar uma conta ou adicionar um novo perfil, a Netflix pede para você escolher títulos que goste para conhecer melhor as suas preferências. Essas opções ajudam a moldar o sistema de recomendações, mas também é possível deixar de preencher esse requisito e visualizar uma seleção de filmes e séries populares e variados.

Continua após a publicidade

Ao longo do tempo, à medida que você passar tempo assistindo aos conteúdos, o sistema de recomendações passa a levar em conta as opções mais recentes de títulos para realizar mais sugestões.

Ademais, além de exibir os títulos personalizados na página inicial, a Netflix também utiliza sistemas complexos para apresentar títulos nas fileiras em ordem de preferência — ao menos daquilo que ela identifica ser a preferência do usuário.

Cada fileira conta com três camadas de personalização: a escolha da fileira ("Continuar Assistindo", "Em alta" e demais gêneros), quais títulos aparecem e as suas classificações. As fileiras mais recomendadas são priorizadas no topo da tela.

Continua após a publicidade

A Netflix também disponibiliza uma página sobre privacidade e segurança que fornece mais informações sobre como ela captura os dados dos assinantes e utiliza essa informação para aprimorar algoritmos e tornar o sistema de recomendação ainda mais eficaz.