Cadeira de rodas usa esteiras retráteis para subir escadas

Por Redação | 22 de Junho de 2015 às 11h33

Estudantes do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique e da Universidade das Artes de Zurique, na Suíça, criaram uma cadeira de rodas elétrica que promete ajudar cadeirantes na hora de subir e descer escadas. O projeto se chama Scalevo e conta com esteiras retráteis para driblar os degraus sem precisar de uma rampa no local.

Quando a Scalevo está em uma superfície reta, sem obstáculos, ela funciona como uma cadeira de rodas comum com alguns ajustes que permitem fazer curvas mais fechadas e andar de maneira mais ágil. Ao chegar em um lance de escadas, duas esteiras de borracha surgem para que as rodas deslizem sobre elas. Para manter o nível do cadeirante durante o processo de subida ou descida, um conjunto de pistões inclina a cadeira para trás em relação às esteiras, compensando a inclinação das escadas.

Os estudantes de engenharia mecânica e elétrica já possuem um protótipo da Scalevo e permitem usá-lo na próxima edição da Cybathlon, uma corrida para atletas com deficiência que contam com a ajuda de dispositivos tecnológicos. A Cybathlon é patrocinada pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique.

Apesar do estado avançado do projeto, ainda não se sabe se eles planejam ou não lançar a Scalevo no mercado. Enquanto não temos informações a respeito disso, confira a cadeira de rodas high tech em ação:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.