Anthony Mackie fala sobre racismo nas produções do Universo Marvel

Por Laísa Trojaike | 29 de Junho de 2020 às 12h17
Marvel

Anthony Mackie, o Falcão no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), agora é o protagonista da série Falcão e o Soldado Invernal, previsto para estrear no Disney+ em agosto. Em entrevista à Variety, Mackie revelou que o impacto do seu personagem vai muito além da trama e amplia a representatividade negra no MCU.

O ator explicou que é um poder o fato de estar a frente de produções mais populares, podendo ocupar o papel de protagonista e ampliar a representatividade no meio. "Realmente me incomodou o fato de ter feito sete filmes da Marvel em que todo produtor, todo diretor, todo dublê, todo figurinista, todo assistente de produção, todas as pessoas eram brancas".

Anthony Mackie e Sebastian Stan (Imagem: Reprodução)

O ator questionou, inclusive, as escolhas da Marvel para o elenco, uma vez que os personagens do MCU são majoritariamente brancos. O argumento de que essas pessoas foram contratadas pela sua capacidade, para o ator, não faz sentido, já que a produção de Pantera Negra não encontrou dificuldades para inserir, no elenco e na equipe técnica, profissionais negros tão competentes quanto qualquer outra pessoa que trabalhou em um filme Marvel. Vale lembrar, inclusive, que Pantera Negra foi o primeiro filme de super-herói a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.

“Tivemos um produtor negro; o nome dele era Nate Moore. Ele produziu Pantera Negra. Mas quando você faz Pantera Negra, você tem um diretor negro, um produtor negro, uma figurinista negra e um coreografo de dublês negro. E eu fico tipo, isso é mais racista do que qualquer outra coisa. Porque se você só pode contratar pessoas negras para o filme negro, você está dizendo que elas não são boas o suficiente quando você tem um elenco predominantemente branco?”

Mackie disse ainda que existe um modo de a Marvel contribuir com a redução dessa desigualdade a curto-prazo, com medidas como contratação de jovens negros para ajudá-los a criar um currículo, um objetivo que ele planeja colocar em prática pessoalmente ao dirigir a própria série.

Sebastian Stan e Anthony Mackie como Bucky e Sam (Imagem: Marvel)

“Meu grande impulso com a Marvel é contratar a melhor pessoa para o trabalho. Mesmo que isso signifique que teremos as duas melhores mulheres e teremos os dois melhores homens. Tranquilo. Estou tranquilo com esses números pelos próximos 10 anos, porque começa a construir uma nova geração de pessoas que podem colocar algo em seu currículo para conseguir outros empregos. Se tivermos que dividir como porcentagem, vamos dividir”.

Com isso, Mackie defende que as produções se obriguem a tornar o ambiente mais heterogêneo, com mais mulheres e menos pessoas brancas, com diversidade e oportunidades mais justas.

Enquanto a série Falcão e o Soldado Invernal não estreia, Anthony Mackie poderá ser visto no mistério A Mulher na Janela e na sci-fi Outside the Wire, ambos sem data de lançamento definida, mas que devem chegar aos cinemas e plataformas de exibição online em breve.

Fonte: Vulture

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.