Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anthony Mackie fala sobre racismo nas produções do Universo Marvel

Por| 29 de Junho de 2020 às 12h17

Link copiado!

Marvel
Marvel

Anthony Mackie, o Falcão no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), agora é o protagonista da série Falcão e o Soldado Invernal, previsto para estrear no Disney+ em agosto. Em entrevista à Variety, Mackie revelou que o impacto do seu personagem vai muito além da trama e amplia a representatividade negra no MCU.

O ator explicou que é um poder o fato de estar a frente de produções mais populares, podendo ocupar o papel de protagonista e ampliar a representatividade no meio. "Realmente me incomodou o fato de ter feito sete filmes da Marvel em que todo produtor, todo diretor, todo dublê, todo figurinista, todo assistente de produção, todas as pessoas eram brancas".

O ator questionou, inclusive, as escolhas da Marvel para o elenco, uma vez que os personagens do MCU são majoritariamente brancos. O argumento de que essas pessoas foram contratadas pela sua capacidade, para o ator, não faz sentido, já que a produção de Pantera Negra não encontrou dificuldades para inserir, no elenco e na equipe técnica, profissionais negros tão competentes quanto qualquer outra pessoa que trabalhou em um filme Marvel. Vale lembrar, inclusive, que Pantera Negra foi o primeiro filme de super-herói a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.

Continua após a publicidade

“Tivemos um produtor negro; o nome dele era Nate Moore. Ele produziu Pantera Negra. Mas quando você faz Pantera Negra, você tem um diretor negro, um produtor negro, uma figurinista negra e um coreografo de dublês negro. E eu fico tipo, isso é mais racista do que qualquer outra coisa. Porque se você só pode contratar pessoas negras para o filme negro, você está dizendo que elas não são boas o suficiente quando você tem um elenco predominantemente branco?”

Mackie disse ainda que existe um modo de a Marvel contribuir com a redução dessa desigualdade a curto-prazo, com medidas como contratação de jovens negros para ajudá-los a criar um currículo, um objetivo que ele planeja colocar em prática pessoalmente ao dirigir a própria série.

“Meu grande impulso com a Marvel é contratar a melhor pessoa para o trabalho. Mesmo que isso signifique que teremos as duas melhores mulheres e teremos os dois melhores homens. Tranquilo. Estou tranquilo com esses números pelos próximos 10 anos, porque começa a construir uma nova geração de pessoas que podem colocar algo em seu currículo para conseguir outros empregos. Se tivermos que dividir como porcentagem, vamos dividir”.
Continua após a publicidade

Com isso, Mackie defende que as produções se obriguem a tornar o ambiente mais heterogêneo, com mais mulheres e menos pessoas brancas, com diversidade e oportunidades mais justas.

Enquanto a série Falcão e o Soldado Invernal não estreia, Anthony Mackie poderá ser visto no mistério A Mulher na Janela e na sci-fi Outside the Wire, ambos sem data de lançamento definida, mas que devem chegar aos cinemas e plataformas de exibição online em breve.

Fonte: Vulture