Adult Swim retorna ao Brasil como canal e mira em animes e produções nacionais
Por Mariana Lapeloso • Editado por Durval Ramos |
A Adult Swim retornou ao Brasil no último mês de outubro depois de algumas passagens conturbadas pelo país. O antigo bloco de animações adultas da Warner Bros. Discovery cresceu e agora é um canal com uma grade própria dedicada a esse tipo de produção.
A marca é uma velha conhecida do público brasileiro. No início dos anos 2000, ela chegou como um bloco no Cartoon Network, mas nem mesmo sua exibição durante as madrugadas impediu as críticas de pais e dos órgãos de classificação, que consideraram o conteúdo impróprio para o canal infantil. Desde então, ele vem saltando de emissora em emissora — o que torna seu relançamento como um canal de fato ainda mais simbólico.
Durante a CCXP23, o Canaltech teve a chance de conversar com Pablo Zuccarino, Diretor de Conteúdo e Gerente Geral de Kids da WBD, para falar sobre as expectativas da chegada da Adult Swim no Brasil — e o executivo aproveitou para comentar sobre os desafios dessa retomada.
Segundo ele, o público-alvo da emissora vai ter grandes novidades, mas que o foco por enquanto é em fazer a marca crescer. Zuccarino afirma que sabe que existem muitos fãs, mas também, muitas pessoas que não conhecem a Adult Swim. Então a ideia é ter a certeza de que vão encontrar mais pessoas para apresentar o canal.
“Tem que localizar esses fãs. Sabemos que a Adult Swim não será o sucesso que a gente quer se ela não for brasileira. Tem que encontrar a voz local”, explica o executivo, que cita a música como um fator importante para o êxito da marca nos Estados Unidos. “A gente vai fazer grandes esforços para conectar com talentos musicais locais”.
Entre esses esforços, ele cita o trabalho conjunto com criadores de conteúdo local, como Ian SBF, criador da animação Sociedade da Virtude, um dos destaques nacionais da emissora. “E depois, vamos estrear mais coisa, ainda não tem muitos nomes que podemos falar hoje, ainda é cedo, mas teremos novidades durante todo o próximo ano”, diz Zuccarino.
De olho nos marmanjos
A Adult Swim é conhecida justamente por suas animações voltadas para o público adulto, seja porque abordam temáticas mais sérias ou mesmo porque adotam um linguajar ou apresentam situações voltadas para uma audiência mais velha. E isso é algo que não vai mudar agora com o canal.
Pablo Zuccarino afirma saber que tem muitos adultos que acompanham fielmente esse tipo de conteúdo. Por isso, ele acha que a chegada da Adult Swim pode ser um grande potencializador para a criação de mais animações e desenhos voltados para o público mais velho.
“Adult Swim chega porque a gente já falou e já encontrou aquilo que o público brasileiro está procurando. A gente já notou que eles querem mais, porque as pessoas querem mais conteúdos voltados para isso e a Adult Swim está chegando. Por isso, vamos investir mais para ter mais”, diz.
Além disso, o Diretor de Conteúdo e Gerente Geral de Kids da WBD revela que um passo importante nessa estratégia é a conexão com os fãs para criar uma comunidade engajada e empolgada com os conteúdos da marca. “O nosso trabalho é ambicioso e vamos pra cima para fazer acontecer”.
Adult Swim e mais animes no Brasil
Outra estratégia adotada pela Adult Swim já em seu retorno ao Brasil é atender um público que há tempos está desassistido no Brasil — os fãs de anime. Tanto que o canal chegou já com clássicos como Dragon Ball Z e Naruto na grade — mas Zuccarino contou ao Canaltech algo que vai deixar os fãs extremamente animados, pois a ideia da Adult Swim é apostar ainda mais nesse conteúdo em específico.
A ideia é apostar cada vez mais nesse formato. Prova disso é que ele mesmo adiantou ao Canaltech que Rick & Morty vai ganhar uma versão em anime, assim como Harley Quinn. Ou seja, para o público fã de animações orientais, a Adult Swim chega com grandes promessas.
Cuidado com as crianças
Ao mesmo tempo, esse foco nos animes também acende o alerta com as crianças. Como a Adult Swim é um canal adulto, Zuccarino explica que é uma preocupação da marca não permitir que público infantil consuma o que não for adequado para essa faixa etária.
Esse é um cuidado mais do que compreensível, já que as idas e vindas do antigo bloco no Brasil sempre estiveram relacionadas às controvérsias de sua classificação indicativa, principalmente nos tempos de Cartoon Network, entre 2005 e 2008. Por isso mesmo, Zuccarino antecipa que há algumas estratégias que serão tomadas para que a Adult Swim seja um espaço seguro para as crianças assistirem a seus desenhos, sem que os pais se preocupem.
“Todo o conceito da Adult Swim no passado é que ela vivia dentro da Cartoon Network. A gente sabe dessa proximidade, mas nosso trabalho é separá-los e com certeza tem que deixar claro que a Adult Swim não é para crianças. Então o nosso trabalho é separá-los e trabalhar de formas diferentes. Sabemos que há alguns animes que são para um público geral, que são para todos, mas a gente não vai trabalhar isso de fato. Vai ser mais com um público adulto, tudo mais dividido, não terá crosspromo. Ou seja, uma marca não fala de outra, vamos separar porque somos muito responsáveis, principalmente com o público infantil. Muito do conteúdo da Adult Swim não é para crianças e não é destinado para elas, então tem que ser muito cuidadoso mesmo.”
A Adult Swim está disponível no Brasil desde o dia 31 de outubro deste ano, apresentando as principais animações e animes que o público curte. Para 2024, devem chegar ainda mais novidades para quem é apaixonado por desenhos no estilo que a emissora apresenta.
Além de Rick & Morty, uma das maiores animações, vencedora de cinco prêmios Emmy, também está disponível no canal. Primal, de Gender Tartakovsky, é um projeto que merece sua atenção. Na CCXP Worlds de 2021, o primeiro episódio da trama foi exibido ao público e conquistou muita gente. Nele, vemos a história entre um homem das cavernas e um dinossauro, que criam um vínculo inusitado no meio um caos para garantir a sua sobrevivência.