Supermercados brasileiros devem implantar caixas sem atendentes humanos
Por Joyce Macedo | 08 de Maio de 2013 às 13h51
Em breve você poderá registrar suas próprias compras nos caixas dos supermercados graças a uma tecnologia chamada "self checkout", que permite que os próprios consumidores realizem as operações. A novidade já existe no Paraná, mas deve se expandir para outras regiões do país.
De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com esses novos aparelhos o cliente registra cada um dos produtos adquiridos pelo código de barras, e, em seguida, os coloca em uma sacola que fica em cima de uma balança.
A balança será responsável por verificar se o peso do produto registrado condiz com o que está na sacola, o que deve evitar furtos. O sistema de segurança ainda é reforçado com câmeras e um funcionário do supermercado deve ficar próximo aos caixas automáticos para auxiliar em caso de problemas. Por fim, o consumidor utiliza seu cartão de crédito ou débito para finalizar a compra.
A empresa RMS, a única que distribui esse tipo de caixa no Brasil, prevê a venda de 400 unidades do aparelho no país ainda em 2013. A empresa afirma também que o sistema diminui entre 20% e 30% do tempo gasto no caixa, o que torna as filas menores.
"Os consumidores das classes C, D e E passaram a usar caixa eletrônico, por isso acreditamos que o brasileiro está aculturado para o self checkout. Vimos também que o uso não é determinado pela idade do cliente, mas pela pressa no momento da compra", afirma Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
No Paraná, a rede Super Muffato adotou a tecnologia em novembro de 2012. O aparelho também é comum nos Estados Unidos e na Europa, e foi apresentado esta semana durante o APAS, um evento voltado para negócios em supermercados.