Precisa-se de humanos: organização recruta voluntários para habitar Marte

Por Redação | 14.01.2013 às 11:30

A ONG holandesa Mars One quer povoar o planeta Marte em 2023. Por isso, está recrutando futuros astronautas para a jornada. Qualquer pessoa pode se candidatar, mas precisa atender a alguns pré-requisitos: ter um propósito profundo, desejo de construir e manter o bem-estar em relacionamentos interpessoais, capacidade de autoreflexão e habilidade em confiar. Os candidatos devem ser resilientes, adaptáveis, curiosos, criativos e talentosos — e, claro, ter no mínimo 18 anos, mas idade máxima não foi definida.

De acordo com a Wired, o processo seletivo terá início ainda no primeiro semestre de 2013. Mars One está pensando inclusive em fazer desta experiência um "global e televisionado reality-show".

Serão no mínimo seis grupos de quatro pessoas até 2022, sendo que o primeiro grupo a ser enviado para o Planeta Vermelho será decido democraticamente através de votação.

"O povo da Terra irá votar em qual grupo ele acha que deverá ser o primeiro a habitar Marte", explica o site da ONG. Os demais grupos irão depois, em intervalos de até dois anos.

Serão, no mínimo, oito anos de treinamento até a decolagem, incluindo missões simuladas, experiência em locais de mobilidade e ambiente restrito e lições de como operar equipamento eletrônicos e primeiros socorros.

Em 2016, a organização planeja começar o envio de ferramentas e suprimentos para o planeta.