O que é ePub?

Amazon Kindle: leitor de livros em ePub

O formato Eletronic Publication, mais conhecido como ePub, se tornou o padrão de livros e textos digitais especialmente para dispositivos móveis devido à sua característica de adequação a qualquer tipo de tela. Nossos monitores de desktop são grandes o suficiente para não necessitarmos redimensionar nenhum documento para lermos em tela cheia, mas o mesmo não acontece com netbooks, tablets e celulares.

ePub logo

Atualmente esses dispositivos móveis possuem tela que variam entre 4 a 10 polegadas, o que torna a capacidade de redimensionamento do ePub bastante atrativa. Grandes vendedores de livros digitais, como Amazon, Saraiva e Livraria Cultura já adotaram esse padrão na venda de seus livros. Os leitores digitais que conhecemos, como Kindle, da Amazon, e Positivo Alfa foram projetados para suportar o ePub como formato oficial, já que o formato PDF não permite toda essa flexibilidade de texto.

Porém, mais que dimensionar o texto para caber na tela, o ePub permite também a escolha de várias fontes de letra (Times New Roman, Arial, Cambria e outras), vários estilos de página (como sépia, noturno, etc), edição do tamanho da margem, características que agradam inúmeros leitores, assim como a criação de índices e marca página.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.