O que é ePub?

O que é ePub?

Amazon Kindle: leitor de livros em ePub

O formato Eletronic Publication, mais conhecido como ePub, se tornou o padrão de livros e textos digitais especialmente para dispositivos móveis devido à sua característica de adequação a qualquer tipo de tela. Nossos monitores de desktop são grandes o suficiente para não necessitarmos redimensionar nenhum documento para lermos em tela cheia, mas o mesmo não acontece com netbooks, tablets e celulares.

ePub logo

Atualmente esses dispositivos móveis possuem tela que variam entre 4 a 10 polegadas, o que torna a capacidade de redimensionamento do ePub bastante atrativa. Grandes vendedores de livros digitais, como Amazon, Saraiva e Livraria Cultura já adotaram esse padrão na venda de seus livros. Os leitores digitais que conhecemos, como Kindle, da Amazon, e Positivo Alfa foram projetados para suportar o ePub como formato oficial, já que o formato PDF não permite toda essa flexibilidade de texto.

Porém, mais que dimensionar o texto para caber na tela, o ePub permite também a escolha de várias fontes de letra (Times New Roman, Arial, Cambria e outras), vários estilos de página (como sépia, noturno, etc), edição do tamanho da margem, características que agradam inúmeros leitores, assim como a criação de índices e marca página.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.