Mitos da tecnologia: "Uso de notebook no colo pode deixar homem estéril"

Por Joyce Macedo | 22.09.2014 às 09:53

Em meados de 2011, as conclusões de um estudo realizado por pesquisadores argentinos e divulgado na Fertility Sterilty causaram uma verdadeira confusão entre os homens. Isso porque o estudo dizia que "manter um notebook conectado a uma rede Wi-Fi perto dos testículos pode resultar na diminuição da fertilidade masculina".

A notícia foi amplamente divulgada em diversos veículos de comunicação, porém os próprios pesquisadores disseram na conclusão do estudo que os resultados são apenas "especulações" e que a pesquisa não visava provar nada, já que não é comum que homens passem mais de quatro horas consecutivas com um laptop em cima dos seus testículos. Os parâmetros foram usados apenas em condição de teste.

Conforme destacou a BBC News, a Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido tem acompanhado de perto a segurança de redes Wi-Fi. Eles dizem que as pessoas que utilizam conexões sem fio, ou que ficam muito próximas a roteadores Wi-Fi, estão sim expostas aos sinais de rádio que eles emitem – e parte da energia transmitida nesses sinais é absorvida pelos nossos corpos. Porém, isso não é motivo para preocupação, já que os sinais possuem uma potência muito baixa.

A Agência britânica diz ainda que não há evidências consistentes de que a exposição a redes Wi-Fi afete negativamente a saúde da população em geral.

Notebook no colo

"O estudo foi muito bem conduzido, mas devemos ser cautelosos sobre como isso pode intervir na fertilidade de homens que usam regularmente laptops com Wi-Fi no colo", disse o Dr. Allan Pacey, professor de andrologia da Universidade de Sheffield. "Nós precisamos de grandes estudos epidemiológicos para determinar isso".

Porém, ele não incentiva que os homens passem muitas horas com o computador no colo. O professor alerta para outro estudo, que mostra que o aquecimento excessivo do aparelho pode causar efeitos indesejados. "Há um relato de caso de um homem que queimou seu pênis depois de usar um laptop apoiado no colo por muito tempo". Além disso, a exposição à alta temperatura durante um longo período de tempo também pode afetar os espermatozoides.