Geek ou nerd? Descubra as principais diferenças entre eles

Por Redação | 25 de Junho de 2013 às 09h30

Geeks e nerds são termos diferentes aplicados para tipos de pessoas diferentes. Enquanto os geeks podem ser vagamente descritos como entusiastas, obcecados por coisas legais e modernas, os nerds, por outro lado, são mais intelectuais e se concentram em adquirir conhecimento profundo em um tema ou área específica.

Para ilustrar melhor essa distinção, um cientista de dados e engenheiro de software chamado Blurr Settles publicou os resultados de um experimento que realizou para mostrar as palavras que mais acompanham os termos geek e nerd.

Para criar seu gráfico, ele analisou dados do Twitter relacionados às duas palavras, o que incluiu 2,6 milhões de tweets entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Ele contou com a ajuda das APIs de streaming e de pesquisa da rede social para obter todos os dados necessários.

O resultado foi um gráfico de dispersão de várias palavras utilizadas na rede de microblog. Em linhas gerais, Settles concluiu que o termo 'geek' está relacionado a coisas, enquanto o termo 'nerd' se mostrou mais próximo de ideias.

As palavras em laranja estão relacionadas a tweets com a palavra 'geek', enquanto as azuis estão relacionadas ao termo 'nerd'. No gráfico, as palavras mais próximas do zero significam que em algum momento elas colidem umas com as outras nas pesquisas do Twitter.

Geek versus Nerd

Podemos notar que palavras como quadrinhos, instagram, coleções e cosplay estão do lado geek do gráfico, enquanto termos como seminário, neurociência, física e biologia ficam do lado nerd.

Seetles utiliza duas figuras bem conhecidas dos dois grupos para ilustrar a diferença entre geek e nerd: o "Cara dos Quadrinhos" (Comic Book Guy) e o Professor Frink.

Geek e nerd

Em qual dos lados você se encaixa?

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.