Você já está pronto para o fim do mundo? Saiba como essa história começou

Por Redação | 26 de Novembro de 2012 às 15h21

Estamos a menos de um mês do fim do mundo, ou de um novo começo. Pelo menos é assim que pensam os Maias. O apocalipse, previsto para o dia 21 de dezembro de 2012, foi determinado de acordo com o calendário maia, e a data corresponde ao fechamento de um ciclo completo desde a criação.

Há quem diga que será realmente o fim dos tempos. Teorias sobre colisões interplanetárias e invasão alienígena são algumas das que fazem mais sucesso na Internet. Mas também existem aqueles menos caóticos, que acreditam que a data será um marco de novos tempos, de paz e harmonia com o meio ambiente.

Independentemente da crença de cada um, o assunto gera muito burburinho na web. Para ter uma ideia, se você pesquisar no Google os termos "maya" (em inglês) e "2012", vai se deparar com mais de dois milhões de citações. Mas você sabe como toda essa história começou?

Toda essa excitação provém de dois textos antigos encontrados na América Central e que remonta aos tempos brilhantes do Império Maia. Uma inscrição feita em um calendário foi encontrada em um monumento datado de 669 d.C em Tortuguero, no México.

21 de dezembro de 2012

O texto refere-se à vinda de um deus e é associado às mudanças de ciclos na data fatídica de 21 de dezembro. É claro que não estava escrito exatamente "dezembro" nas inscrições, afinal essa foi uma invenção dos calendários ocidentais, mas seria esse o equivalente à data no calendário maia.

A segunda inscrição, desenterrada este ano na Guatemala, refere-se à luta de um rei, que se chamava o "13 k'atun lord" - o nome dele remete ao ciclo maia, de 144 mil dias, que se completa em 21 de dezembro de 2012.

O curioso é que em nenhum desses textos foram feitas previsões apocalípticas. O estudioso da Universidade de Kansas, John Hoopes, explicou em uma matéria da LiveScience que os ocidentais misturaram o calendário maia com a sua própria mitologia do fim do mundo, proveniente do Cristianismo. A partir daí uma nova lenda foi criada.

Na verdade o que não falta por aí são previsões catastróficas para o fim do mundo e a extinção da raça humana. Segundo as profecias, o mundo já teria acabado em 1994, maio de 2011, outubro de 2011, e assim por diante. Enquanto aguardamos ansiosos o dia 21 de dezembro de 2012, continuamos acompanhando o avanço dessas teorias.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.