China lança sua quinta missão tripulada ao espaço

Por Redação | 12.06.2013 às 17:55

Nesta terça-feira (11), três astronautas foram lançados a bordo da espaçonave 'Shenzhou X' na base espacial de Jiuquan, na China. Trata-se da quinta missão tripulada realizada pelo país.

De acordo com a BBC britânica, o comandante Nie Haisheng e sua equipe, formada por Zhang Xiaoguang e Wang Yaping, devem ficar em órbita por cerca de duas semanas no laboratório espacial Tiangong. Wang é major do Exército Popular de Libertação (EPL), membro do Partido Comunista Chinês (PCC) e a segunda mulher enviada para o espaço pela China.

Além disso, ela pretende dar uma aula diretamente do espaço para os alunos que estão em terra firme. Já o comandante do voo, Nie Haisheng, tem 48 anos de idade, é general do EPL, e fez parte da tripulação do 'Shenzhou VI', em 2005.

O lançamento da 'Shenzhou X' aconteceu por volta das 6h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (11) e contou com a presença do presidente do país, Xi Jinping. "Você fez o povo chinês sentir orgulho de nós mesmos", disse o presidente a Nie e seus colegas antes da decolagem. "Desejo-lhe sucesso e estamos ansiosos pelo seu retorno triunfal".