7 programas antigos do Windows que são usados até hoje
Por Joyce Macedo |

A tecnologia avança a uma velocidade assustadora e muita coisa pode mudar em um ano. Diversos dispositivos se tornam obsoletos a cada dia e muitas coisas que eram consideradas inovadoras há poucos meses agora são deixadas de lado por um novo lançamento.
Porém, também existe o outro lado da moeda. Apesar de toda essa curiosidade pelo novo, também precisamos lembrar de tecnologias que atravessaram gerações e conseguiram se manter úteis por várias décadas.
Se você não acredita que isso seja possível, vamos fazer uma espécie de sessão nostalgia e relembrar alguns programas do Windows que são verdadeiros sobreviventes e que ainda reinam em popularidade.
Prompt de Comando (1981)
O Prompt de Comando é um recurso do Windows que oferece um ponto de entrada para a digitação de comandos do MS‑DOS (Microsoft Disk Operating System). Antigamente, ele era usado pra acessar pastas, copiar arquivos, executar programas e muitas outras tarefas básicas do Windows, tudo sem usar a interface gráfica do Windows.
Atualmente, quase tudo pode ser feito por meio da interface gráfica, logo a maioria dos usuários comuns do Windows nunca precisou utilizar essa ferramenta. O Prompt de Comando é normalmente usado apenas por usuários avançados.
Para entender melhor sua história, vamos voltar um pouco no tempo. Curiosamente, o MS-DOS não foi desenvolvido pela Microsoft, mas sim por um homem chamado Tim Paterson, em 1980. Inicialmente, esse pequeno pedaço de software era chamado de 86-DOS, mas quando foi vendido para a empresa de Redmond em 1981, ele foi renomeado.
O MS-DOS revolucionou a indústria de PCs quando a Microsoft o licenciou para centenas de empresas e criou diversos recursos adicionais para ele. Alguns sistemas com arquitetura x86 ainda usam o MS-DOS, mas as versões mais modernas do Windows mudaram para cmd.exe, um interpretador de linha de comando que foi lançado pela primeira vez no Windows NT em 1993.
O mais recente prompt de comando do Windows é o PowerShell. Muito mais poderoso que o cmd.exe, ele é voltado à automatização, via scripts e canalização de objetos por uma sequência de comandos, para manutenção de sistemas por parte de administradores, além de um controle maior do sistema.
Com ele é possível obter um relatório de todos os dispositivos USB conectados, executar suas tarefas CMD favoritas, encerrar um processo no PowerShell em vez do Gerenciador de Tarefas, usar o PSDrive para ver mais do que apenas unidades, entre outras ações.
SnagIt (1990)
Snagit é um programa que permite capturar imagens e filmar as execuções na tela de seu computador, oferecendo ainda recursos de edição das imagens obtidas. Apesar de não ser (nem de longe) a única opção para realizar esse serviço, o SnagIt é constantemente citado como uma das melhores ferramentas. Mas quem diria que esse programa foi criado ainda nos anos 1990?
No início, o SnagIt foi criado como um substituto para a funcionalidade Print Screen embutida no Windows. Ao longo dos anos, o seu conjunto de recursos foi expandido para incluir melhor desempenho e conveniência, como diferentes métodos de captura, conversores de formato e edição.
Apesar de custar cerca de R$ 159,50, o SnagIt ainda é uma ferramenta de captura de telas muito utilizada. Se você quiser experimentá-lo sem desembolsar tanta grana, é possível baixar uma versão de avaliação gratuita e utilizá-la por 15 dias.
Sentiu falta de algum aplicativo ancião que ficou de fora dessa lista? Nos diga qual na caixa de comentários abaixo.