25 de maio: o dia de todos os nerds

Por Redação | 25 de Maio de 2015 às 08h25

O dia 25 de maio é bastante especial para todos os nerds. Em todos os anos, a data marca duas das principais celebrações de nerds ao redor de todo o planeta: o Dia do Orgulho Nerd e também o Dia da Toalha. E ambas as celebrações se baseiam em duas das “obras de referência” para este público, Star Wars e O Guia do Mochileiro das Galáxias, respectivamente.

Então, se você tem afinidade com estas obras e se sente um nerd, comemore, pois hoje é o seu dia!

Dia do Orgulho Nerd

O Dia do Orgulho Nerd foi realizado de maneira oficial pela primeira vez em 25 de maio de 2007, na Espanha. Em várias cidades do país europeu e em diversas outras partes do mundo, via internet, milhares de pessoas participaram dos atos pensados pelos organizadores.

O evento foi planejado para promover e celebrar a cultura geek e o dia foi escolhido em homenagem à estreia do primeiro filme da franquia Star Wars no cinema (25 de maio de 1977). Depois do primeiro evento realizado na Espanha, em 2008 o Dia do Orgulho Nerd passou a celebrado oficialmente nos Estados Unidos.

Star Wars

Contando com apoio e divulgação de inúmeros blogueiros, o evento conseguiu reunir milhares de pessoas em um desfile, realizado na famosa Quinta Avenida de Manhattan, em Nova Iorque. Desde então, o Dia do Orgulho Nerd não para de crescer e de ganhar adeptos em todo o mundo.

Atualmente, grupos espalhados por inúmeras cidades realizam ações no dia 25 de maio para celebrar o orgulho de ser nerd. No Brasil, mobilizações acontecem também em várias cidades, como o Dia do Orgulho Nerd – Festival, realizado no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (25).

O Dia da Toalha

O Dia do Orgulho Nerd é também conhecido como o Dia da Toalha, uma data celebrada por fãs da série literária O Guia do Mochileiro das Galáxias. O primeiro Dia da Toalha foi celebrado em 25 de maio de 2001, duas semanas após o falecimento do britânico Douglas Adams, autor dos cinco livros que compõem a série.

Dia da Toalha

Dia da Toalha em Innsbruck, Áustria, lugar onde Adams teria se inspirado para escrever o Guia. (Foto: Wikimedia)

A toalha é um objeto com forte importância, sempre com muitas utilidades, dentro da pentalogia que conta a história de Arthur Dent. Assim, foi escolhida como símbolo da cultura nerd pelos adeptos de Douglas Adams, que no dia 25 de maio carregam consigo uma toalha em forma de turbante, de capa, amarrada à mochila e de várias outras maneiras.

Apesar de terem nascido de formas separadas, o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha acabaram se tornando a mesma coisa, sendo celebrado em grande parte pelo mesmo público e nos mesmos espaços.

O Glorioso 25 de Maio

Além do Dia do Orgulho Nerd e do Dia da Toalha, há ainda outro “feriado” para o público nerd que acontece na mesma data. É o Glorioso 25 de Maio, celebrado mais especificamente pelos fãs da série Discworld, criada pelo inglês Terry Pratchett como uma sátira bem-humorada de obras de fantasia escritas por nomes como J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis.

Na obra, o dia 25 de maio marca o aniversário da Revolução Gloriosa, quando a monarquia de Discworld foi destituída e substituída por uma república. Então, motivo é o que não falta para os nerds celebrarem nesta segunda-feira.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.