10 filmes e séries educativos para assistir na Netflix neste Dia do Professor

Tudo sobre

Netflix

No dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor. A data foi escolhida porque foi no dia 15 de outubro de 1827 que Pedro I, Imperador do Brasil, decretou a criação do Ensino Elementar brasileiro, considerando coisas como a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores seriam contratados. Mas somente em 1947 a data passou a ser comemorada como um dia dedicado ao educador.

Tudo começou na cidade de São Paulo, mais especificamente no Ginásio Caetano de Campos, e, então, professores, pais e alunos passaram a confraternizar neste dia do ano. A ideia se popularizou entre outras escolas da cidade e, consequentemente, do país, até ser oficializada como feriado escolar em 1963, sob o Decreto Federal 52.682.

Mas chega de história, e vamos à nossa seleção de filmes e séries para lá de educativos que servem como uma reflexão sobre a educação e o ensino:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Começo da Vida (2016)

A série de seis episódios, que traz especialistas e personagens de nove países de diferentes continentes, tem como questão central a pergunta: "estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?". Explorando a fundo diversos aspectos da infância, criação familiar e educação infantil, a produção parte da descoberta da neurociência que diz que nós, humanos, somos resultado da combinação genética, qualidade das relações e do ambiente em que estamos inseridos.

A Máscara em que você vive (2015)

Com o objetivo de fazer entender "o que é ser homem" em nossa sociedade, este filme mostra um professor de escola pública que reúne oito de seus alunos, todos meninos com idades entre 13 e 16 anos, para que eles usassem uma máscara de papel. Então, os adolescentes deveriam escrever na frente de suas máscaras qual a impressão que eles acreditam que passam aos outros e, no lado de dentro, o que eles escondem das pessoas.

Essa é a máscara da masculinidade, e o filme explora as relações entre essa máscara e questões como machismo, violência, drogas e suicídio.

Anne (2017)

A série de ficção mostra uma garota de 13 anos chamada Anne, que é criada por pais adotivos e pertence a uma classe social inferior a de seus colegas de escola. Temas como desigualdade social, bullying e relação familiar são abordados com o passar dos episódios – tudo sob o olhar da própria criança.

Merlí (2015) 

De produção espanhola, a série se passa em uma escola cujo protagonista é um professor de filosofia e pai de um de seus alunos. Cada episódio aborda as ideias de algum pensador importante, como, por exemplo, Nietzsche e Schopenhauer, e o professor desenvolve essas ideias usando métodos pouco ortodoxos, abordando temas como política, sexualidade, educação e a relação entre alunos e professores.

Preciosa – Uma história de Esperança (2009)

O premiado filme de Lee Daniels mostra a história de vida de Claireece "Preciosa" Jones, uma jovem cuja vida difícil é marcada por abusos. Abusada pelo próprio pai, a garota dá à luz a dois de seus filhos, o que gerou uma relação complicada com sua mãe, com quem ela vive. Analfabeta, Preciosa ganha uma chance de mudar de vida quando é transferida para uma escola alternativa.

Escritores da Liberdade (2007)

Baseado em uma história real, este filme narra a história da professora novata Erin Grunwell, que chega para lecionar em uma escola estigmatizada pela violência e preconceitos raciais. Inconformada com a realidade local, a educadora escolhe usar métodos diferentes de ensino para conseguir lidar com aquele grupo de alunos, que, aos poucos, aprende um pouco mais sobre o respeito ao próximo.

Treino para a Vida (2005)

Samuel L. Jackson é Ken Carter, dono de uma loja de artigos esportivos que aceita se tornar o técnico de basquete de sua antiga escola, que fica em uma área pobre da cidade. Seu rígido regime exigia a assinatura de um contrato por parte dos alunos, que se comprometeram com questões como respeito, aparência e, especialmente, tirar boas notas em todas as matérias.

Escola de Rock (2004)

Expulso de sua banda, um guitarrista de rock aceita dar aulas como professor substituto de música em uma escola particular. Ao identificar um potencial talento naquele grupo de alunos, ele decide criar uma banda e participar de um festival sem que os pais das crianças tivessem conhecimento.

O Sorriso de Monalisa (2003)

Recém-formada, uma jovem professora é contratada para lecionar história da arte em uma escola só para mulheres. Mas, além de ensinar a matéria, a educadora decide confrontar os valores extremamente conservadores da instituição, mostrando às alunas que elas poderiam aspirar por muito mais do que se tornarem apenas boas esposas no futuro.

A Voz do Coração (2004)

Este filme francês retrata um famoso maestro que, ao saber do falecimento de sua mãe, decide retornar à sua cidade natal. Lá, ele encontra um diário escrito por seu professor de música, e começa a relembrar muitas coisas de sua infância, na década de 1940. Então, ele assume a missão de ensinar música a crianças de um pensionato, mas o faz contrariando os métodos disciplinares rígidos da época.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.