Publicidade
Xerox

Xerox

Fundação

18 de abril de 1906 em Rochester, NY, Estados Unidos

A Xerox Corporation é uma empresa americana fundada no ano de 1906, na cidade de Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos. Originalmente chamada de The Haloid Photographic Company, a empresa, cuja fundação é atribuída a Joseph C. Wilson e Chester Carlson, era especializada na produção de filme e equipamentos fotográficos.

A empresa, no entanto, foi fundada pelo avô de Wilson. Uma vez no comando, ele enxergou uma oportunidade de ouro em 1946 ao investir na produção de uma invenção registrada em 1938 por Carlson, o “pai” da tecnologia de fotocópias.

Em sua origem, o processo era chamado de eletrografia, nome que foi considerado pouco atrativo pela Haloid. Após consultar especialistas no idioma grego, foi criado o termo “xerografia”, que significa “escrita à seco”.

A Haloid mudou seu nome algumas vezes para refletir seu foco nas máquinas xerográficas. Em 1958, a empresa foi renomeada para Haloid Xerox e, em 1961, se transformou em Xerox definitivamente. A marca ficou tão associada à fotocópia que passaram a ser sinônimos. "Fazer uma xerox" ou "xerocar", no português, são exemplos desse uso do nome da empresa.

Sua primeira fotocopiadora foi batizada de Model A, lançada em 1949, mas foi apenas uma década depois, em 1959, que chegou ao mercado o modelo 914. O aparelho, totalmente automatizado, se transformou em um dos produtos de maior sucesso da história.

Além disso, a história da Xerox é importante para a evolução da computação pessoal. A empresa criou o Xerox Alto, considerado o primeiro PC da história, desenvolvido no centro de pesquisas Palo Alto Research Center (PARC) em 1973. O modelo se destacava pela criação da interface gráfica de usuário, enquanto as máquinas da época dependiam exclusivamente de linhas de comando, e pelo uso inovador do mouse de três botões. 

Apesar do pioneirismo, o Xerox Alto ficou restrito ao uso interno da empresa. Suas ideias foram transformadas em produto para as massas pelas mãos da Apple, após Steve Jobs e sua equipe assistirem a uma demonstração da tecnologia.

Com o passar dos anos, a empresa deixou de lado a ambição de competir no mercado de computação e se especializou em fotocopiadoras, impressoras, multifuncionais e scanners.

Em 2018, a Xerox passou a ser controlada pela Fujifilm. A empresa japonesa adquiriu 50,1% de participação da companhia americana por US$ 6,1 bilhões. O negócio deu origem à joint venture Fuji Xerox.