SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Samsung

Samsung

Fundação

1 de março de 1938 em Coreia do Sul

A Samsung nasceu na Coreia do Sul em 1938 e se transformou em um dos maiores conglomerados do país e do mundo, com atuação em diversas áreas. Apesar da diversidade dos negócios, ela é mais conhecida globalmente pelos eletrônicos.

Fundada por Lee Byung-chul, a empresa teve origens modestas, dedicada à exportação de alimentos. Em poucos anos, a Samsung ampliou os negócios para entrar também em outros setores, incluindo comércio, finanças e têxtil.

A divisão de produtos eletrônicos só surgiu em 1969, com o lançamento de sua primeira TV, ainda em preto e branco. A empresa começou a expansão internacional e ficou conhecida também por eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar.

O crescimento da empresa levou os negócios para a fabricação de monitores de computadores, aparelhos celulares, tablets, robôs, entre tantos outros produtos tecnológicos.

A partir da década de 2010, a companhia se estabelece como uma das principais marcas do mercado de tecnologia móvel, tornando-se a principal rival da Apple. A disputa gerou um dos processos mais famosos da história da tecnologia, iniciado em 2011 e encerrado apenas em 2018, em que a Samsung foi acusada de infringir patentes referentes ao iPhone e ao iOS em seus celulares.

A empresa é conhecida pela linha de smartphones Galaxy S, mas também foi uma das líderes no mercado de celulares com telas dobráveis, com produtos como o Galaxy Z Fold e o Z Flip. A companhia ainda produz os relógios da família Galaxy Watch e os fones de ouvido Galaxy Buds.

A Samsung chegou ao Brasil em 1986 com duas linhas de produtos: monitores e discos rígidos. Com a rápida ascensão das operações brasileiras, a companhia passou a investir em unidades de fabricação locais para aumentar o portfólio disponível no país. A companhia conta com duas unidades fabris locais: uma localizada em Manaus (AM), e a outra em Campinas (SP).