Nike

"Just do it."
  • Fundação

    Estados Unidos

A Nike foi fundada por Phil Knight e Bill Bowerman, em 1971, nos Estados Unidos, após os empresários importarem e modificarem tênis do Japão para revenda. Atualmente, a Nike é responsável por fabricar e comercializar calçados, roupas e acessórios, destacando-se como uma das companhias de equipamentos esportivos mais valiosas do mundo. 

A expansão internacional da Nike teve início em 1978, quando a companhia começou suas operações na América do Sul e na Europa. No mesmo ano, a empresa desenvolveu o departamento de futebol, investindo em marketing esportivo com diversos atletas. Em 1980, a Nike criou o seu primeiro laboratório de pesquisa, segmento da empresa responsável por análises e testes de ergonomia e biomecânica para o desenvolvimento de novos produtos.

De acordo com a companhia, a missão da Nike é é "trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo". Para isso, a empresa tem como base uma cultura de invenções, visando oferecer experiências positivas para os atletas de hoje, através da criação de produtos e serviços, enquanto busca desenvolver melhorias para as próximas gerações.

A Nike chegou no Brasil em 1988, com o consagrado slogan "Just do it". Mas foi só em 2008 que a companhia abriu sua primeira loja própria em solo brasileiro. Hoje, a empresa conta com mais de 50 lojas no país.