NET
Fundação
12 de dezembro de 1991 em Brasil
A NET foi fundada em 1991, no Brasil, por Antônio Dias Leite. A companhia, que oferece serviços de telecomunicações, surgiu a partir da aquisição de pequenas operadoras de TV a cabo. A chegada de dois novos sócios em 1993, Globopar e Ralph Partners II, deu início ao investimento em conexões por cabo coaxial e fibra óptica.
Nesse cenário, surgiu a primeira multioperadora do país, com distribuição de telefonia fixa e TV por assinatura. Posteriormente, o grupo América Móvil, líder no setor de telecomunicações da América Latina, adquiriu o controle total da empresa.
Em território brasileiro, a NET esteve por muitos anos na liderança do mercado de TV por assinatura e de serviços de telecom, como a internet banda larga. Além disso, a empresa também teve um papel importante no crescimento da telefonia fixa no país.
Em 2014, a NET passou por uma fusão efetiva com a Claro. Sendo assim, os clientes passaram a ter novos planos à disposição, podendo montar seu combo claro/net para a sua residência ou empresa. Entretanto, em 2019, deixou de atuar como marca independente, tendo seus serviços totalmente integrados.
A união resultou na liderança da Claro, em várias categorias do ranking de operadoras da Anatel. Segundo dados de 2022, a empresa ocupa o primeiro lugar e reúne as maiores quantidades de assinantes dos serviços de telefonia fixa e TV por assinatura do Brasil.