Kobo

  • Fundação

    Canadá, em 02 de Fevereiro de 2009

A Kobo é uma empresa canadense que nasceu em fevereiro de 2009 como uma empresa independente da Shortcovers, um serviço de leitura de e-books na nuvem da Indigo Books and Music, uma rede de livrarias. Seu nome é um anagrama de "Book" ("Livro", em inglês).

Seu primeiro produto foi o Kobo Touch, que trazia uma tela sensível ao toque, mas ainda sem iluminação própria, como era comum no período, seguido dos modelos Kobo Mini e Kobo Glo. Este último vinha com um painel retroiluminado, o primeiro da empresa.

Em seguida tivemos os modelos Kobo Aura e Kobo Aura HD, que trabalhavam em segmentos superiores de preços e traziam uma maior resolução de tela. Depois tivemos o Kobo Aura HD H2O, à prova d'água do modelo anterior. A Kobo trabalhou durante poucos anos com uma linha de tablets Android voltados para leitura, a Kobo Arc, que chegou para substituir o Kobo Vox.

Contando com uma plataforma digital completa, incluindo apps para Android e iOS e a plataforma de públicação Kobo Writing Life, a Kobo foi comprada pel conglomerado japonês Rakuten, processo finalizado em 2016, e conta com aproximadamente 350 funcionários em diversos países. 

Produtos Rakuten Kobo Inc.