JVC

  • Fundação

    Yokohama, Japão, em 13 de Setembro de 1927

  • Sede

    Rua Cincinato Braga, 500 – 1º andar - cj 4,5 e 6 Bela Vista – São Paulo – CEP: 01333-010

A Victor Company of Japan, Ltd. é uma empresa japonesa fundada em 1927 para produzir as primeiras televisões vendidas no país. Além disso, desenvolveu seu próprio sistema de gravação de vídeo VHS (Video Home System), além de uma série de produtos eletrônicos.

Em 1953 teve a maior parte das participações da empresa sob o controle da Panasonic Corporation, situação que se manteve até 2007. Criou vários produtos que chamaram a atenção, especialmente no país natal. É o caso da Videosphere, uma televisão que tinha o formato de um capacete espacial que trazia um relógio com alarme (opcional), produzida em 1970, que tinha seu design inspirado no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.

O formato VHS foi desenvolvido pela JVC, que "ganhou" a batalha dos formatos contra a Betamax, da Sony. Desenvolveu uma série de produtos que traziam excelentes propostas, mas que tiveram dificuldades em virar um sucesso comercial. É o caso do VC CQ-F2K, concorrente direto do Sony Walkman, e do HC-95, um computador pessoal anunciado em 1986.

Em 2008 entrou em um processo de fusão com a Kenwood, formando o grupo JVC Kenwood Corporation através da JVCKenwood Holdings, Inc. O objetivo foi unir as especialidade de cada empresa e melhorar a cadeia de distribuição, resultando em uma corporação com aproximadamente 20.000 funcionários.

Últimas sobre JVC