Publicidade
Instagram

Instagram

Fundação

6 de outubro de 2010 em Estados Unidos

Subsidiária de

Meta

O Instagram foi criado por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger em 2010. Em poucos meses, a rede social se tornou um dos aplicativos mais promissores da App Store.

Em apenas um ano, o Instagram já contava com dez milhões de usuários, mesmo limitado ao ecossistema da Apple e disponível apenas nos iPhones. Apenas em 2012 foi lançada uma versão para o Android, mas só depois da aquisição pelo Facebook por US$ 1 bilhão.

Inicialmente, o aplicativo ganhou popularidade com um formato simples, que previa a publicação de imagens em proporção quadrada com uma seleção de filtros artísticos. Com o tempo, o app derrubou algumas de suas restrições e liberou o compartilhamento de fotos e vídeos em formatos mais variados.

Em 2016, pressionado pelo crescimento do Snapchat, o Instagram lança os Stories, formato de publicação efêmera, com vídeos de até 15 segundos e que desaparecem após 24 horas. O lançamento foi bem recebido e abriu portas para mais ferramentas, como transmissões de vídeo ao vivo.

Em 2021, o Instagram superou a marca de 2 bilhões de usuários ativos por mês, marca que o coloca na posição de segunda maior rede social do mundo. 

Apesar do sucesso, em 2022, a Meta, dona do Instagram, passou a entender o rival asiático TikTok como uma ameaça. Isso forçou algumas mudanças estratégicas, como a expansão dos Reels, formato de vídeo que é inspirado no rival

No Brasil, o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas. Desde 2015, os brasileiros ocupam lugar de destaque nas estatísticas do aplicativo. Entre os usuários do Instagram, a participação dos brasileiros é maior que a média global.