Fujifilm
Fundação
20 de janeiro de 1934 em Japão
A Fujifilm foi fundada no dia 20 de janeiro de 1934, no Japão, por Sakae Haruki. Inicialmente, a companhia produzia filmes para o cinema, sendo seu primeiro produto a película 35 mm. No mesmo ano, a empresa iniciou a produção de filmes fotográficos, papel para impressão, entre outros. Já em 1936, expandiu sua atuação, lançando no mercado películas para raio-x e outros materiais médicos.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a companhia iniciou um momento de grande crescimento, passando a fabricar filmes fotográficos coloridos. A produção de câmeras fujifilm também teve início nesse momento.
Mais tarde, durante os anos 1970, a companhia ampliou seu portfólio mais uma vez, apresentando uma linha de aparelhos de FAX, copiadoras e máquinas instantâneas de fotografia. Hoje, a marca atua com soluções de imagem, de informação e de documentos. Além de produtos e serviços relacionados a área da saúde e materiais como sistemas gráficos, mídias de gravação e etc.
Com sede em Minato-ku, Tóquio, Japão, a companhia registra cerca 4.611 funcionários, segundo dados de 2022. Com presença em cerca de 200 países, o objetivo da marca é desenvolver rápida e agilmente novas soluções que atendam às reais necessidades de seus clientes em todo o mundo.
A Fujifilm chegou ao Brasil em 1958, com a primeira filial da empresa fora do Japão. Hoje, a companhia conta com duas unidades fabris em solo brasileiro: uma em Caçapava, no estado de São Paulo, e outra em Manaus, Amazonas.