SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Facebook

Facebook

Fundação

4 de fevereiro de 2004 em Estados Unidos

Subsidiária de

Meta

O Facebook é uma rede social que teve seu início em 2003. Os estudantes de Harvard Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes criaram uma plataforma de comunicação destinada a outros alunos da universidade. Logo o serviço se expandiu para outras instituições de ensino.

Foi em 2004 que Zuckerberg e seus parceiros lançaram o site thefacebook.com, já totalmente aberto ao público. Em 2005, a empresa abandona de vez o “the” em seu nome e passa a ter o nome que a consagrou.

Não demorou muito para que o Facebook desbancasse outras redes sociais e se tornasse a mais popular do mundo. Em 2008, a rede social já era a mais popular no mundo, mas a virada definitiva aconteceu em 2009, quando tomou o lugar do MySpace como a mais usada nos Estados Unidos, com mais de 130 milhões de usuários. 

Com o tempo, o Facebook se estabeleceu e é a maior rede social do mundo com folga, com quase 3 bilhões de usuários ativos mensais em 2022. 

Na plataforma, usuários podem criar seus perfis pessoais ou páginas que representam organizações ou celebridades. O “like”, ou “curtida”, com um polegar para cima é um dos símbolos maiores da rede social.

Um dos recursos mais marcantes da rede social é o feed de notícias, uma área com curadoria de conteúdo por meio de algoritmo que mostra posts de amigos, contatos e páginas curtidas. O site também pode exibir publicações que o sistema julgar interessante ao usuário, mas de perfis e empresas que ele não conhecia previamente.

Ao longo de sua história, o Facebook também acumulou problemas com questões de privacidade e falta de responsabilidade com o uso dos dados de sua base de usuários. O maior dos escândalos envolveu a Cambridge Analytica, que obteve informações sobre os usuários com uma enquete virtual. No entanto, o Facebook permitia que cada participante entregasse também dados de seus contatos. Ao fim, a empresa havia coletado dados de cerca de 87 milhões de americanos e os utilizou para influenciar as eleições presidenciais de 2016, que fez de Donald Trump o presidente dos Estados Unidos.

Em 2021, a empresa Facebook deixou de ser reconhecida com este nome e passou a se chamar Meta, refletindo a nova direção para a companhia e a aposta no metaverso. O conglomerado é dono do Facebook como rede social, além de outros apps, incluindo Instagram, WhatsApp e Messenger.

O Facebook chegou ao público brasileiro em 2007, quando recebeu suporte à língua portuguesa. Em 2011, a empresa abriu seu primeiro escritório no Brasil, localizado em São Paulo.