Duracell
Fundação
6 de agosto de 1924 em Burlington, Massachusetts, Estados Unidos
A Duracell Inc. é uma empresa americana de pilhas, baterias e sistemas inteligentes de energia fundada em 1924, originalmente com o nome de P.R. Mallory Company, representando o nome de um dos cofundadores, Philip Rogers Mallory. É uma líder mundial em fabricação de pilhas alcalinas.
A companhia nasceu graças à parceria de Mallory com o cientista Samuel Ruben. Juntos, eles começaram a produzir baterias de mercúrio para equipamentos militares.
A marca Duracell só nasceu quatro décadas após a fundação da companhia, em 1965. O nome, que significa “durable cells” (“células duráveis”, em inglês) foi usado para a linha de baterias voltadas ao consumidor final, com o avanço da primeira geração de dispositivos portáteis, como gravadores e walkie-talkies e câmeras fotográficas.
A empresa também destaca que fez parte da missão Apollo 11, que levou os primeiros astronautas à Lua. Desta forma, a empresa forneceu as primeiras baterias em solo lunar.
Em 1973, a companhia inaugurou uma de suas maiores marcas: o coelhinho da Duracell, utilizado em campanhas publicitárias por várias décadas.
A empresa só passaria a se chamar Duracell em 1978, quando a empresa foi adquirida pela Dart Industries, três anos após a morte de Philip Mallory.
Desde então, a Duracell teve vários donos diferentes. Em 1980, a Dart se fundiu com a Kraft, que deu à empresa um novo controlador. Já em 1988, a divisão foi adquirida pela Kohlberg Kravis Roberts e em 1996 passou a fazer parte da The Gillette Company.
Em 2005, o controle mudou de mãos novamente, quando a The Gillette Company foi adquirida pela Procter & Gamble. Já em 2014, a Duracell foi separada do restante da empresa; no mesmo ano, a Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, declarou interesse na aquisição, concluída em 2016.