Deezer
Fundação
2007 em Paris, França
A Deezer, startup unicórnio francesa e uma das maiores plataformas de streaming de música, foi fundada em 2007 por Daniel Marhely. A companhia foi criada pelo empresário com o objetivo inicial de facilitar o acesso à música para os seus amigos, mas rapidamente investidores e gravadoras apoiaram a proposta.
Atualmente, o serviço de streaming de música conta com a versão gratuita, o Deezer Premium (assinatura paga de um plano individual), o Deezer Family e a versão HiFi, para escutar suas músicas favoritas em alta qualidade. Assim como em outros serviços do nicho, é possível ouvir as faixas ao acessar a conta de usuário, seja por meio do site ou pelos apps para dispositivos móveis, consoles e smart TVs.
De acordo com a companhia, em dezembro de 2021, a Deezer registrava cerca de 9,6 milhões de assinantes. Além disso, o catálogo do serviço reúne mais de 90 milhões de faixas, disponíveis em 180 países. Para compor o repertório, a Deezer tem parceria com inúmeras gravadoras, como EMI, Sony, Universal Music Group e Warner Music Group.
A companhia chegou ao Brasil em 2013, apoiando-se em diversas ações para aproximar os artistas do público. Poucos anos depois, a Deezer estabeleceu parceria com a operadora TIM, permitindo que os clientes da empresa de telecomunicações desfrutassem de ofertas especiais. Posteriormente, outras parcerias foram firmadas, entre elas as com o banco Itaú, Mercado Livre e Globoplay.