Airbnb
Fundação
1 de agosto de 2008 em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos
O Airbnb, Inc. é uma empresa que atua, por meio das suas plataformas digitais, conectando viajantes e anfitriões no mundo inteiro. Através do site e dos aplicativos do Airbnb, disponíveis para dispositivos móveis com Android ou iOS, é possível anunciar, descobrir e reservar hospedagens em diversos tipos de acomodações. Vale destacar que o serviço não oferece imóveis próprios, mas atua como um intermediário entre o dono do local e a pessoa que deseja fazer a reserva, e ganha uma comissão por cada negócio fechado.
A companhia foi fundada por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, em São Francisco, Califórnia (EUA). A trajetória do Airbnb teve início em 2007, quando dois anfitriões receberam hóspedes em sua casa. Inicialmente, o nome do serviço era AirBed & Breakfast, já que a ideia da empresa se deve ao fato de os fundadores terem usado colchões de ar na sala, transformando o apartamento em um tipo de locação “cama e café da manhã”.
Para o seu desenvolvimento e expansão, a empresa recebeu uma série de injeções financeiras, ao longo do tempo. Em 2009, o AirBnB captou US $600.000 da Sequoia Capital. Em 2010, arrecadou US $7.2 milhões da Greylock Partners. Em 2011, recebeu um financiamento de US $112 milhões de Andreessen Horowitz, além de outros aportes comuns tanto de empresas quanto de indivíduos, como Google Capital e Ashton Kutcher.
Atualmente, segundo dados da companhia, até dezembro de 2021 o Airbnb contava com cerca de 6 milhões de anúncios ativos, em cerca de 100 mil cidades e municípios de todo o mundo. Destaca-se que mais de 220 países e regiões do globo têm acomodações cadastradas no Airbnb. Com isso, a plataforma reúne mais de 4 milhões de anfitriões e já registrou a chegada de 1 bilhão de hóspedes.