Site permite avaliar, de forma anônima, as empresas onde você já trabalhou

Por Redação | 01.08.2014 às 11:45
photo_camera Divulgação

Apesar do mercado de trabalho estar cada vez mais competitivo, várias empresas em diversas áreas sempre procuram por novos profissionais. E conseguir uma vaga nessas companhias é sempre sinal de grandes oportunidades, especialmente se for com aquilo que você gosta ou estuda. Contudo, muita gente ainda sente uma certa dificuldade em se adaptar à corporação logo nos primeiros dias - o que é normal, mas que pode se estender caso o funcionário não se acostume àquele ambiente.

Pensando nisso, três empreendedores criaram uma plataforma que promete ajudar quem está prestes a ingressar em uma nova empresa a conhecê-la um pouco melhor. Trata-se do Love Mondays, um serviço virtual gratuito que permite que empregados, colaboradores e líderes deixem suas opiniões sobre as entidades nas quais fazem parte ou um dia já trabalharam.

O projeto é da brasileira Luciana Caletti e dos irlandeses Dave Curran e Shane O'Grady. Em entrevista ao site InfoMoney, Luciana conta que a ideia é oferecer uma avaliação mais personalizada do dia a dia de cada empresa. A proposta é justamente ir na contramão da maioria dos sites de empregos - e até mesmo das páginas das próprias companhias -, que muitas vezes oferecem rankings sem sentido e uma visão superficial dos valores e da cultura das instituições.

"Percebemos que o profissional brasileiro valoriza a opinião de quem está dentro da companhia. Então, por que não reunir diversas opiniões em um só lugar?", diz a cofundadora do Love Mondays. "Como a taxa de desemprego está muito baixa, hoje o profissional pode escolher onde quer trabalhar e, por isso, resolvemos criar uma ferramenta para ajudá-lo a fazer a melhor escolha".

Funciona assim: logo ao entrar na página do serviço, você pode procurar por avaliações de empresas em uma barra de buscas no centro da tela. As pesquisas estão liberadas para qualquer usuário, mas se você deseja visualizar todas as classificações, será necessário se cadastrar gratuitamente. A mesma coisa vale se você quiser deixar sua opinião. Nesse caso, basta iniciar a avaliação da companhia onde você trabalha (ou já trabalhou) logo após concluir o cadastro.

Love Mondays

Site permite buscar e fazer avaliações de empresas onde você já trabalhou. (Foto: Reprodução)

As empresas podem ser avaliadas com notas de zero a cinco nos seguintes critérios: satisfação geral com a empresa, remuneração e benefícios, oportunidades, cultura e qualidade de vida. Além disso, há um espaço para acrescentar os prós e contras de se trabalhar na companhia e ainda dar conselhos para a presidência. Também é possível informar dados de salários para saber se a remuneração de determinada empresa é competitiva com o mercado, além de verificar se existem vagas disponíveis naquela companhia.

Tudo isso acontece de forma anônima e cada avaliação é revisada manualmente antes de ser postada publicamente. Dessa forma, os organizadores da plataforma evitam que trabalhadores mal intencionados usem o serviço para difamar suas companhias, uma vez que não são permitidos xingamentos ou a divulgação de informações confidenciais da entidade. Obviamente, análises negativas são aceitas, desde que estejam fora desses padrões. "Avaliamos o conteúdo conforme as regras que estabelecemos no site. A ideia é agregar valor, dar mais informação ao profissional", diz Luciana.

De acordo com a executiva, cerca de 70% das pessoas que fizeram uso do Love Mondays foram neutras, satisfeitas ou muito satisfeitas em seus comentários sobre seus cargos antigos ou atuais. Por enquanto, o site não está focado na monetização, pois seus fundadores esperam que a página "seja o maior site de buscas de empresas do Brasil", afirma a cofundadora.