Publicidade

Programa Capital Empreendedor inicia sua 5ª edição em 26 de abril

Por| 25 de Abril de 2022 às 11h13

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O Capital Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae com o objetivo de orientar e capacitar startups e negócios inovadores para se aproximarem e negociarem com investidores de risco. O programa é dividido em diversas etapas, permitindo aos participantes entender a dinâmica do investimento de risco, ampliar seu networking, identificar o modelo de investimento mais adequado para o momento de sua startup, se aproximar e negociar com investidores de todos os estágios do capital.

Os resultados do programa em suas 4 edições são bem significativos: 117 empresas investidas, com investimentos da ordem de R$ 90 milhões, 749 empresas capacitadas de 25 estados do Brasil, 2.200 horas de Workshops e oficinas e 9.000 horas de Mentoria.

Pesquisa realizada junto a startups dos estados do Paraná e Santa Catarina demonstram que o Programa impacta também a sobrevivência da empresa e a geração de empregos dos negócios capacitados: 95% das empresas continuam ativas e 65% aumentaram a equipe.

O lançamento do ciclo 2022 será no dia 26 de abril, em evento online, com transmissão ao vivo e gratuita para todos, a partir das 16h (horário de Brasília).
O evento contará com mensagens do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e do gerente de Capitalização e Serviços do Sebrae, Caetano Minchillo. Na sequência, a CEO da startup Syn Saúde, Ana Lemos, vai contar como foi a sua experiência com o Capital Empreendedor e como o programa contribuiu para alavancar os números da empresa. Em seguida, investidores convidados irão bater um papo sobre como atrair o melhor investidor para a startup, com a moderação da analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Maria Auxiliadora. Neste painel estarão presentes os seguintes investidores: Franco Pontillo, da Domo Invest; João Kepler, da Bossa Nova Investimentos; e Orlando Cintra, da BR Angels.

Continua após a publicidade

Importante destacar que o Capital Empreendedor é uma rede de relacionamento para empresas. Conecta startups com investidores e o mercado. Muitas vezes os empreendedores não sabem por onde começar, com quem falar, o que fazer. Por meio do Capital Empreendedor, são sanadas algumas dessas questões. Ele tem mais segurança do que fazer e como fazer. O foco do Programa é fazer alianças positivas entre empreendedores e investidores.

No ciclo deste ano, no lançamento nacional, o objetivo é sensibilizar em torno de 2.000 empresas. Na sequência as empresas se inscrevem e passam por uma avaliação que classificará as 330 que estão mais aptas a participar do ciclo de preparação que será realizado em 11 estados (AM, MG, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, RO, SC e SP). Destacando que startups de todos os estados podem se inscrever e participar do ciclo 2022, desde que tenham CNPJ e estejam faturando.

As empresas classificadas seguem para a etapa de Workshop e Oficina de pitch, momentos online, em que conhecerão os principais mecanismos de funcionamento, critérios de decisão de um investidor de risco, construção de pitch deck e se apresentarão para uma banca de investidores. Investidores parceiros tem o primeiro contato com os negócios participantes e indicam as 110 que seguirão para a próxima etapa. A mentoria é o momento seguinte do projeto, fase em que os empresários receberão orientações para melhorias e adequações no modelo de negócios, comportamento, governança, máquina de vendas, growth, produtos, dados e negociação.

Finalizando o Ciclo 2022, serão classificadas 60 startups que passaram pelas mentorias, para participarem do Circuito de Investimentos, em São Paulo. Etapa em que as empresas se apresentarão para investidores de todo o país em vários estágios: Investidores anjo, Aceleradoras, Plataformas de Crowdfunding de Investimentos e Fundos de Investimento. Esse é um momento em que muitas conexões serão realizadas e várias oportunidades surgirão da interação entre as 60 startups participantes e entre startups e os investidores presentes.

Continua após a publicidade

Agenda Capital Empreendedor 2022

Lançamento Capital Empreendedor (LA)

  • Data: 26/04/2022
Continua após a publicidade

Programação:

  • 16h – 16h05 –Síntese do dia
  • 16h05 – 16h10 – Vídeo de abertura do Presidente Carlos Melles
  • 16h10 – 16h15 - Abertura – Caetano Minchillo – Gerente Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros
  • 16h15 – 16h35 – Apresentação Projeto Capital Empreendedor 2022
  • 16h35 – 16h50 – Startup Investida – Syn Saúde – Ana Lemos
  • 16h50 – 17h50 - Painel – O que fazer para atrair o melhor investidor para minha startup? — Moderação: Maria Auxiliadora. Convidados: Orlando Cintra (BR Angels), João Kepler (Bossa Nova Investimentos) e Franco Pontillo (Domo Invest)
  • 17h50 – 18h – Avisos finais

*O Canaltech é parceiro de mídia do Angels Investor Club