Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

8 soluções para facilitar o trabalho do profissional autônomo

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Maio de 2022 às 18h08

Link copiado!

Reprodução/Thought Catalog/Unsplash
Reprodução/Thought Catalog/Unsplash

Cada vez mais pessoas se tornam microempreendedores e profissionais liberais autônomos no Brasil como reflexo da crise econômica e do aumento do desemprego. Esse público sofre para pagar as contas, mas ferramentas digitais podem ajudar a ganhar tempo ou poupar dinheiro e recursos.

De acordo com o último relatório da Global Entrepreneurship Monitor, o número de empreendedores iniciais motivados por necessidade entre 2019 e 2020 saltou de 37,5% para 50,4%, o mesmo nível de 18 anos atrás. Além disso, 82% dos entrevistados dizem que começou um negócio para ganhar a vida porque os empregos são escassos.

Além disso, de acordo com a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE em setembro do ano passado, foram registradas mais de 25 milhões de trabalhadores autônomos. Se você é uma dessas pessoas e busca soluções para otimizar a produção, veja abaixo algumas delas no meio digital.

Continua após a publicidade

Cartão de crédito com fatura semanal

Alguns profissionais, como os motoristas de aplicativo e entregadores de delivery, recebem seus pagamentos semanalmente. Além disso, cabeleireiros, tatuadores e vendedores ambulantes têm movimentação financeira diária. A fintech Zippi oferece crédito com fatura semanal, com taxas de juros menores e a liberação do limite e prazo de pagamento de acordo com o fluxo do trabalho.

Previdência privada

Ao deixarem seus trabalhos formais, novos empreendedores deixam de contribuir com o INSS na folha de pagamento. Além das previdências privadas oferecidas pelos grandes bancos como Caixa Econômica e Itaú, a startup Saks criou um aplicativo para contratação desse serviço que também realiza a portabilidade de outros planos. Outros serviços do app são definir o perfil de investidor, simular o desempenho do plano e acompanhar a rentabilidade.

Continua após a publicidade

Aplicativo para prospecção de clientes

Se você é um profissional liberal, plataformas que servem como intermediadoras com os clientes — como GetNinjas, Freelancer, Workana e outras — podem ajudar. Na dinâmica do app, o interessado em contratar o serviço pode fazer um anúncio para a base de autônomos cadastrados, a plataforma avisa os profissionais e estes fornecem orçamentos. O app traz desde assistência técnica até serviços de beleza; ao todo, são 500 categorias de serviços.

Crédito rural facilitado

Continua após a publicidade

Autônomos do setor rural tem dificuldades para a tomada de crédito. A startup Nagro criou uma solução para melhorar as condições de financiamento nesse setor. O crédito vem em até 48 horas e a plataforma também ajuda no relacionamento entre o produtor rural e a financeira. Mas os bancos como o BNDES e Caixa também fornecem o serviço; vale conversar com o gerente sobre os prós e contras das propostas.

Financiamento para sistema solar fotovoltaico

O mercado de energia solar fotovoltaica está se popularizando. Ele cresceu 64,5% em março em relação ao mesmo mês de 2021, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Há bancos que oferecem financiamento para obter a energia renovável, como Banco do Brasil, Santander e BV; este último o faz pela plataforma Meu Financiamento Solar, com crédito de até R$ 500 mil para pessoa física e R$ 3 milhões para jurídica.

Continua após a publicidade

Pagamentos internacionais

A Deel, startup de pagamentos e contratos internacionais, permite que empresas contratem profissionais de qualquer lugar do mundo com a resolução da burocracia trabalhista. A plataforma realiza pagamentos em mais de 250 moedas e está presente em mais de 150 países. Algumas das opções para transferir o dinheiro são Transferwise, transferência bancária, cartão de crédito, Paypal e até criptomoedas.

Digitalização das compras no atacado

Marketplaces atacadistas como AbasteceBem, OnePav e Zazx permitem que pequenos e médios comerciantes acessem revendedores dos principais polos atacadistas do país. A vantagem deste serviço é permitir aos pequenos lojistas a manutenção dos estoques sem a necessidade de um espaço físico.

Continua após a publicidade

Máquinas personalizadas

A Cetro oferece máquinas personalizadas para empreendedores em fase inicial. Elas podem ser usadas em grandes indústrias e pequenos e médios negócios, como chefs de cozinha, confeiteiros e pequenas produções.