Publicidade

5 passos para cuidar melhor do seu tempo e não cair na rotina

Por| 18 de Junho de 2020 às 10h00

Link copiado!

unsplash
unsplash

A vida corrida dos dias atuais nos direciona para um looping de atividades que dificultam visualizar com clareza objetivos e sonhos. Somos tomados por compromissos e rotinas que nos levam para um piloto automático Quando menos percebemos, o dia acabou, a semana passou e já estamos no meio do ano. Morro de inveja (risos) das pessoas que falam que neste período de pandemia estão tendo tempo extra . Sinceramente, pra mim este período está mais tenso ainda!

Nós da linha de frente do empreendedorismo começamos o mês com uma série de incertezas com relação a clientes, fornecedores e colaboradores. Resguardadas as proporções, de acordo com o tamanho de cada negócio, os problemas são basicamente os mesmos. Um universo de variáveis que nos obrigam a manter o foco em resolver problemas. Mas, apagar incêndios não é a melhor estratégia para crescer. Muitas vezes, nos perdemos em situações “urgentes” e “inadiáveis” e esquecemos do médio e longo prazo.

Sabendo disso, criei um checklist simples e prático, que me faz analisar com mais detalhes cada novo assunto e/ou projeto. Como ele, minimizo os riscos e monto um mapa que me orienta durante toda a execução, evitando entrar no modo inconsciente e aumentando as chances de sucesso.

1. Calorias – a vida do ser humano depende de uma fonte de energia, não diferente estão os negócios Quanta energia dos seus recursos será necessária investir para manter este novo desafio?

Continua após a publicidade

2. Distância – qual é o percurso entre o ponto inicial e o destino? Ter essa informação clara apoia no entendimento sobre em que estágio você se encontra.

3. Velocidade – qual será a velocidade das atividades? Existem negócios que precisam de tempo, principalmente quando envolvem muitas pessoas, e isso é normal. Mas, existem outros que precisam ser rápidos e diretos.

4. Tempo – estimar o tempo é algo importante, para evitar que prolongue mais do que o necessário (fuja de reuniões que poderiam ser um e-mail).

5. Pulso – essa é uma das partes mais importantes, o quão rápido o seu coração bate pelo assunto? Assumir obrigações apenas pelo retorno financeiro ou status, sem envolver uma causa que você realmente apoie, pode ser perda de tempo.