Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como fazer a limpeza de robô aspirador?

Por| Editado por Léo Müller | 19 de Junho de 2024 às 19h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Ter um robô aspirador pode ajudar muito, já que eles são excelentes para fazer a limpeza da casa de forma autônoma, ou seja, sem nenhuma intervenção. Mas isso não quer dizer que basta programá-los (para modelos que tem essa opção) e esquecê-los. É necessário fazer uma limpeza adequada com uma certa frequência.

Para modelos bastante utilizados, além de remover a poeira interna diariamente, também é preciso tirar a sujeira acumulada em outras partes do robô, como nas rodas. Os sensores anti-colisão e anti-quedas também devem estar bem “de vista” para evitar acidentes. Então, como fazer a limpeza geral do robô?

Faça a limpeza do reservatório:

Continua após a publicidade

Descarte toda a sujeira superficial e faça uma limpeza profunda no acessório. Como ele não possui peças elétricas, é possível lavá-lo por completo. Portanto, lave com água corrente e até detergente para deixá-lo como novo.

Deixe os sensores sempre desobstruídos e limpos:

Esses mecanismos são essenciais para evitar colisões ou quedas, portanto precisam estar sempre em boas condições. Mas a limpeza deve ser mais cuidadosa. Dê preferência para o uso de um pano úmido e depois seque-o com cuidado.

Remova a sujeira das rodas:

Esses acessórios costumam acumular bastante sujeira e as marcas já incluem uma escova para a limpeza adequada no kit. Use-a sem restrições. Alguns modelos contam até com uma pequena lâmina, que ajuda a cortar fios de cabelo ou pelos, para tornar a higienização ainda mais efetiva. 

Faça a troca das escovas e filtros com regularidade:

Geralmente as marcas orientam trocar esses acessórios a cada seis meses e eles são vendidos no site oficial das fabricantes. No entanto, se o uso for mais intenso, procure comprar novos com um intervalo de tempo menor. Se notar que as escovas estão ficando “pegajosas” ou o filtro já não é mais tão branco quanto antes, já está na hora de substituí-los. 

Continua após a publicidade

Lave o pano diariamente:

Se seu robô também passa pano, é preciso deixá-lo sempre bem limpo, para que a sujeira seja efetiva. Nesse caso, não há mistério — água e sabão é o bastante para a limpeza. Ter um pano extra ajuda se você usa bastante o robô aspirador.  

Faça a limpeza externa:

Por fim, cuidar do visual do aspirador também é importante. Principalmente modelos na cor branca, eles costumam ficar bem manchados com o uso. Então uma limpeza com pano úmido — no máximo com álcool, para remover sujeiras profundas — já é o suficiente para a superfície do aparelho.