Ar-condicionado na praia: 5 dicas para proteger a máquina da maresia
Por André Leonardo • Editado por Léo Müller |

Ter uma casa na praia é algo positivo, mas o clima agradável, acompanhado da maresia pode gerar desafios para os eletrodomésticos. Veja cinco dicas para proteger o seu ar-condicionado.
- Filtro HEPA: o que é, como funciona em aspirador, ar-condicionado e purificador
- Como fazer o seu ar-condicionado durar anos em 9 dicas
- 5 aparelhos de ar-condicionado potentes e econômicos para sua casa
A maresia é bastante corrosiva e com o tempo, ela pode enferrujar partes metálicas dos aparelhos, diminuir sua vida útil, aumentando gastos com manutenção.
1. Compre aparelhos com película de proteção
Se você ainda vai comprar seu aparelho, vale ter atenção neste ponto. Na hora da pesquisa, procure modelos com proteção extra de fábrica e dê preferência aos que possuem serpentina de cobre, mais resistente à corrosão que a de alumínio.
Muitas marcas, como LG, Daikin e Gree, oferecem tecnologias como "Blue Fin" ou "Gold Fin". Se tratam de películas de proteção aplicadas nas aletas do condensador (a unidade externa) para evitar o desgaste.
2. Faça a instalação em um local protegido
Tente instalar a condensadora em um local que não receba diretamente o vento que vem do mar.
A parede lateral da casa ou uma área mais abrigada ajuda a diminuir o contato com o sal que a unidade leva diariamente. Uma barreira física, como um muro ou a própria parede, pode funcionar como escudo.
3. Use capa para proteção
Se o ar-condicionado vai ficar sem uso por muito tempo, como em uma casa de veraneio, invista em uma capa protetora para a condensadora.
Capas feitas de material resistente criam uma barreira que impede o contato direto da maresia com o aparelho, conservando a carcaça e os componentes internos. Uma solução simples e barata que faz diferença.
4. Água doce para combater a água salgada
Pelo menos uma vez por mês, lave a parte externa da condensadora com água doce.
Com o aparelho desligado da tomada, use uma mangueira com pouca pressão para remover o sal acumulado. Isso ajuda a neutralizar a ação corrosiva.
5. Não esqueça da manutenção profissional
Mesmo com todos os cuidados, agendar uma manutenção preventiva com um técnico especializado uma vez por ano é essencial.
O profissional vai fazer uma limpeza mais profunda, verificará os componentes, checará se há pontos de ferrugem e, se necessário, aplicará produtos específicos para proteger as peças.
Cuidados simples e ações preventivas podem fazer total diferença na vida útil do seu aparelho.
Leia mais no Canaltech
- Top 5 ares-condicionados que gelam mais rápido à venda no Brasil
- Quais são as lava e seca mais baratas do Brasil? 5 opções para comprar agora
- 3 mini lava-louças para quem tem pouco espaço na cozinha