Publicidade

5 dicas para economizar energia com sua geladeira sem comprar uma nova

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

Por mais que exista a tecnologia inverter, para economizar energia com sua geladeira, você não precisa comprar um modelo mais moderno. Pequenas mudanças de hábito e alguns cuidados simples são suficientes para melhorar muito o desempenho do refrigerador. Isso significa reduzir o consumo sem abrir mão do conforto, e sem precisar gastar.

De acordo com o engenheiro eletricista e professor da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Janio Denis Gabriel, a geladeira só se torna vilã da conta de luz quando está funcionando de maneira ineficiente.

“Entre todos os eletrodomésticos que temos em casa, ela não é necessariamente o que representa o maior consumo de energia no mês, a menos que esteja operando de forma ineficiente ou precisando de algum tipo de manutenção”, afirma o especialista.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ele também lembra que hábitos simples podem gerar economia real. para reduzir o gasto de energia sem precisar trocar de geladeira, mesmo que haja modelos que gastam menos.

1. Abra a porta o mínimo possível

Abrir e fechar a porta repetidamente faz a geladeira trabalhar mais do que o necessário. Sempre que isso acontece, parte do ar frio escapa e precisa ser reposto. Por isso, organize-se para pegar tudo de uma só vez.

“Quanto mais vezes abrimos e fechamos a geladeira, mais deslocamos a massa de ar frio para fora. Assim, o refrigerador precisa trabalhar mais para resfriar novamente”, explica o professor.

2. Mantenha a borracha de vedação em bom estado

Uma borracha desgastada permite a entrada de ar quente e obriga o compressor a funcionar por mais tempo. Se a porta estiver “fácil demais” de abrir, o alerta está dado.

Segundo o especialista, é necessário ficar atento à vedação: "Quando a porta fica fácil demais de abrir, sem aquela ‘travada’, isso indica que a borracha pode não estar vedando corretamente, prejudicando a eficiência", complementa.

Continua após a publicidade

3. Faça o degelo sempre que começar a formar gelo

Se o seu modelo não é frost free, o acúmulo de gelo reduz a eficiência do sistema ao criar uma camada isolante no evaporador.

Não existe um período fixo para descongelar, basta observar a formação de gelo: “quando começar a surgir uma camada de gelo, mesmo que fina, de cerca de meio centímetro, já é recomendado fazer o degelo".

4. Verifique se o compressor trabalha mais do que deveria

Continua após a publicidade

Um aumento no tempo de funcionamento do compressor pode ser sinal de que a geladeira está gastando mais energia. Se ele liga com muita frequência ou quase não descansa, algo pode estar errado.

Quando o compressor passa muito mais tempo ligado e os ciclos de descanso são reduzidos, isso indica que o equipamento está tendo dificuldade para manter a temperatura interna.

5. Deixe espaço para a geladeira respirar

Em modelos antigos, o trocador de calor fica na parte traseira, por isso, é importante manter um espaço entre a geladeira e a parede. Ambientes muito fechados ou expostos ao sol pioram o desempenho.

Continua após a publicidade

"Em equipamentos mais antigos, é importante manter uma distância mínima da parede para permitir a troca de calor adequada", relembra o professor.

Com pequenos cuidados e um pouco de atenção aos sinais do dia a dia, você pode economizar energia sem trocar sua geladeira. Ajustar hábitos, manter a manutenção em dia e entender como o equipamento se comporta são medidas simples, baratas e eficazes.

Leia também