Publicidade

ProUni abre inscrições para mais de 240 mil bolsas no 2º semestre

Por  | 

Compartilhe:
Unsplash/Surface
Unsplash/Surface

O Ministério da Educação divulgou o edital do ProUni para o 2º semestre de 2024, com oferta de 243.850 bolsas de estudo universitárias em todo o país. A janela de inscrições abre na próxima terça-feira, 23 de julho, e vai até o dia 26 de julho.

Todo o processo de inscrição é feito no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que já permite consultar todas as bolsas disponíveis por lá. A próxima edição do programa oferece 170.319 bolsas integrais (que pagam 100% do valor da mensalidade) e 73.531 parciais (que cobrem 50% da mensalidade) entre 367 cursos diferentes para 901 instituições de ensino superior em todo o país.

O curso de Administração é a graduação com o maior número de bolsas disponíveis, com 15.115 no total. O pódio dos mais ofertados ainda possui Direito, com 14.231, e Pedagogia, com 13.890.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Cronograma do ProUni no 2º semestre de 2024

O Ministério detalhou todo o calendário, desde as inscrições até a divulgação dos resultados:

  • 18 de julho em diante: consulta de bolsas;
  • 23 a 26 de julho: inscrições;
  • 31 de julho: divulgação dos resultados da 1ª chamada;
  • 20 de agosto: resultados da 2ª chamada;
  • 9 e 10 de setembro: manifestação de interesse na lista de espera;
  • 13 de setembro: resultado da lista de espera.

Como funciona a seleção de bolsas?

O processo de seleção considera a nota do Enem do candidato: é necessário ter participado de uma das duas últimas edições do exame, com pelo menos 450 pontos de média nas notas das cinco provas, sem ter zerado a redação. Candidatos que fizeram a prova na condição de treineiro não podem concorrer às bolsas.

No período de inscrição, cada pessoa precisa escolher duas opções de curso, com marcação da instituição de ensino e do turno, e listá-las em ordem de preferência. Depois, é necessário informar se vai participar da seleção por ampla concorrência ou cotas.

Diariamente, o sistema do ProUni atualiza as informações com a nota parcial de corte para cada curso, e o candidato pode mudar as escolhas no período. Por fim, se a pessoa conseguir uma nota maior do que o corte, pode ser pré-selecionada para concorrer à bolsa — ainda precisará comprovar dados e verificar se haverá formação de turma.

Continua após a publicidade

Todo o processo de inscrição e acompanhamento das notas é feito no site https://acessounico.mec.gov.br/prouni

Quem pode se inscrever?

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) ocorre duas vezes por ano e oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, enquanto a bolsa parcial exige um limite de até 3 salários mínimos.

Além disso, a pessoa precisa atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

Continua após a publicidade
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede privada como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição da rede privada, na condição de bolsista integral da respectiva escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição da rede privada, na condição de bolsista parcial ou sem bolsa;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser professor da rede pública de ensino, limitado apenas para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica (o limite de renda não é aplicado nesse caso).

Vale lembrar que o ProUni usa a nota do Enem apenas para ingresso em instituições privadas de ensino superior, enquanto o Sisu considera a nota do exame para oferecer vagas no ensino superior público.