Notas do Enem são liberadas nesta segunda (13); veja como acessar
Por André Lourenti Magalhães |

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vão divulgar hoje (13) as notas da edição de 2024 do Enem. Quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio em novembro do ano passado pode conferir a pontuação e já se preparar para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como ver a nota do Enem 2024
- Como recuperar a senha da conta Gov.br
A seguir, o Canaltech tira as seguintes dúvidas:
- Como acessar a nota do Enem?
- Que horas sai a nota do Enem?
- Como a nota do Enem é calculada?
- Quando começam as inscrições no Sisu?
- Como a nota do Enem pode ser usada?
Como acessar a nota do Enem?
As notas ficam disponíveis na Página do Participante do Enem — o mesmo site usado para fazer a inscrição e acompanhar local de prova. Para acessar, basta entrar com CPF e senha da conta Gov.br:
- Acesse a Página do Participante do Enem (enem.inep.gov.br/participante/#!/);
- Selecione “Entrar com Gov.br”;
- Acesse com CPF e senha;
- Procure o campo com as notas.
Que horas sai a nota do Enem?
O MEC e o Inep vão liberar as notas a partir das 10h (horário de Brasília) desta segunda-feira (13), acompanhadas de uma coletiva de imprensa com dados gerais sobre o exame. A informação é do próprio Ministério.
Como a nota do Enem é calculada?
A pontuação final é uma média das notas das cinco provas do exame: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, por fim, a Redação.
Cada item pode ter uma nota de até 1.000 pontos. O Sisu exige que o participante não tenha zerado a redação para fazer uma inscrição no programa.
Quando começam as inscrições no Sisu?
Sigla para Sistema de Seleção Unificada, o Sisu é um programa que usa a nota do Enem como requisito para entrar em universidades federais em todo o Brasil. Cada candidato escolhe os cursos e a instituição de ensino de sua preferência e acompanha a nota de corte para comparar com o desempenho na prova.
As inscrições para o Sisu começam na próxima sexta-feira, 17 de janeiro, e duram até às 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro. A primeira chamada com os candidatos aprovados é divulgada no dia 26 de janeiro.
Como a nota do Enem pode ser usada?
O resultado do Enem pode garantir a entrada em universidades públicas ou bolsas de estudo em instituições privadas. Como já foi mencionado, o Sisu é o sistema usado para ingressar em universidades públicas federais, mas também é possível usar a nota para participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) e concorrer a bolsas de 50% ou 100% em universidades privadas.
Além disso, a nota também é usada na inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que traz opções de financiamento para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
Leia também:
- Como aumentar a segurança da conta Gov.br
- Alistamento militar feminino: como se inscrever pela internet
- Saque-Aniversário do FGTS: veja o calendário de pagamento de 2025
VÍDEO: PS5 Pro: faz sentido para quem?