Amazon cancela envios do Kindle colorido devido a problemas na tela
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

Poucos dias após o lançamento do leitor digital Kindle Colorsoft, a Amazon interrompeu a distribuição do produto. A medida foi tomada por conta de problemas no seu display colorido, que passou a apresentar coloração amarelada sem motivo aparente.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Tela amarelada do Kindle colorido será consertada, garante Amazon
- Mistura de Kindle com celular: conheça o Mudita Kompakt
- Samsung mostra sua primeira tela e-ink colorida com resolução QHD
De acordo com relatos de compradores do produto, a mancha aparece na parte inferior da tela do novo Kindle. Agora, o site oficial da Amazon mostra que o produto não será entregue aos compradores antes do meio de novembro nos Estados Unidos, ou 26 de novembro no Reino Unido.
Em resposta ao Canaltech, a Amazon afirmou que já está ciente do problema da “tela amarela” do Kindle, e está investigando o caso:
“Estamos cientes de um pequeno número de relatos de clientes que veem uma faixa amarela na parte inferior da tela. Levamos a sério a qualidade dos nossos produtos e estamos investigando isso. Se os clientes perceberem isso em seus dispositivos, eles poderão entrar em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente.”
No entanto, a resposta dada a consumidores adiciona que uma atualização de software está a caminho, e deve ser enviada daqui a uma ou duas semanas. Ou seja, é provável que a Amazon esteja esperando o update para retomar as entregas.
Entenda problemas na tela do Kindle colorido
As reclamações foram feitas principalmente no Reddit, com início das postagens logo após o lançamento do produto:
“Eu fiquei desapontado com minhas impressões iniciais, já que o dispositivo apresentou uma coloração amarela muito visível na parte inferior do display. Ela fica ainda mais perceptível quando se considera que a tela deveria ser iluminada de forma constante, para representar um pedaço de papel.”
Por enquanto, a Amazon ainda não confirmou se é um problema de software (e, portanto, solucionável com uma atualização) ou algo mais grave, relacionado aos componentes do Kindle. Se for o segundo caso, será necessário trocar o produto de acordo com a política oficial da empresa.
Por outro lado, alguns relatos apontam que o problema teria surgido apenas após uma atualização. Portanto, a primeira possibilidade não pode ser descartada.
De qualquer forma, é importante relembrar que o Colorsoft abre um segmento inédito para a Amazon, já que se trata do primeiro leitor digital com tela colorida da empresa.
Além da mancha amarela, alguns usuários também reclamaram da qualidade do display, que estaria mostrando elementos "granulados", com cansaço visual e dores de cabeça após períodos mais longos de leituras. A Amazon já confirmou também que vai corrigir o problema.
Por isso, o produto está com avaliação baixa no site da Amazon e nota média de 2,6/5 após 475 pessoas terem colocado suas opiniões. A empresa chegou a solicitar detalhes por parte dos clientes, além de ter enviado algumas unidades de reposição.
Os relatos foram feitos por usuários de diversos países, incluindo os Estados Unidos, Canadá e algumas partes da Europa. Até o momento, este Kindle não foi lançado no Brasil.
Atualização 04/11 11h41: atualizado com informações sobre a interrupção das entregas do produto