Visa lança ação digital para maior divulgação de micro e pequenas empresas

Por Rui Maciel | 05 de Maio de 2020 às 15h20
Tudo sobre

Visa

Saiba tudo sobre Visa

Ver mais

Se há um setor do comércio atingido em cheio pela crise da COVID-19, este é o composto pelas micro e pequenas empresas. Ao contrário de companhias de médio e grande porte, seu orçamento para divulgação de seus produtos e serviços é muito mais limitado, o que faz com que, muitas vezes, elas fiquem longe do radar do consumidor, dificultando a sua sobrevivência. E, de olho nesse nicho, a iniciativa "Vai de Visa", promovida pela administradora de cartões Visa ampliou o movimento com a ação digital #compredopequeno.

De acordo com a administradora, a nova funcionalidade do Vai de Visa funcionará como um hub digital, permitindo que pequenos estabelecimentos comerciais saibam como vender online e que consumidores tenham acesso aos anúncios e privilegiem as compras de serviços e produtos que estejam mais próximos de suas residências.

Segundo a companhia, os empresários não precisam ter maquininha para pagamentos ou contar com uma operação online. Dentro do movimento #compredopequeno, as soluções divulgadas no Vai de Visa ajudarão esses pequenos empresários a entrarem no mundo online, possibilitando a realização de pagamentos digitais, com o objetivo de manter um fluxo de caixa saudável.

#compredopequeno: ação da Visa para colocar pequenos comerciantes no mapa da internet

Pagamento antecipado para futuros serviços

Uma das soluções anunciadas no Vai de Visa permite que as empresas de serviços que tiveram que fechar seus pontos físicos negociem a comercialização de vales. Por exemplo, o barbeiro do bairro poderá anunciar um corte de cabelo e receber o pagamento antecipado gerando um voucher com validade de alguns meses, para que seu cliente possa utilizar o serviço assim que possível.

“Durante a quarentena, queremos estimular as compras nos estabelecimentos do seu bairro.O objetivo é conectar quem quer comprar com quem quer vender. Por isso, criamos uma solução que divulga oportunidades dessa natureza", declarou Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil. "Queremos que o pequeno empresário saiba que pode contar com o nosso apoio para anunciar ofertas e conhecer soluções que lhe permitam vender seus produtos ou serviços pela internet, mesmo que esteja de portas fechadas”.

Como os lojistas podem participar

Para participar, os estabelecimentos comerciais contratam os serviços de uma das empresas cujas soluções estão anunciadas no Vai de Visa., Um dos casos é o EBANX Beep, sistema de vendas online lançado pelo EBANX e que já conta com mais de 4500 lojas online cadastradas desde o final de março.

Outra parceira da ação é a Cielo, uma das maiores empresas de pagamentos eletrônicos do Brasil e da América Latina. Entre as ações envolvendo a marca, estão o Cielo Promo, que ajuda lojistas a realizar promoções e a vender mais, inclusive por meio do Cielo Pay. Esta última modalidade é direcionada aos estabelecimentos que utilizam o Super Link - solução que permite vendas à distância até na modalidade parcelada – e também aos lojistas do setor alimentício, que poderão se integrar à plataforma LIUV.

Ação valerá tanto para o comerciante, quanto para o consumidor

Ainda dentro das ações promovidas pela Cielo, a credenciadora permitirá que seus clientes consigam disponibilizar cardápios e serviços de entrega sem taxa adicional neste período de quarentena. “A iniciativa de divulgação da Visa recebe nosso apoio porque ajudará os varejistas brasileiros a atravessarem este momento delicado, em que é preciso se reinventar”, afirma o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli.

Consumidor

Além do lojista, a ação #compredopequeno também é focada no consumidor. A partir do site, ele pode buscar estabelecimentos comerciais próximos a sua residência, procurando-os por categoria ou por localização, além de poder enviar um convite para um estabelecimento que gostaria de ver seus produtos ou serviços anunciados no ambiente online. A plataforma ainda traz uma página com dicas de segurança para as compras comprarem online e tópicos sobre educação financeira para ajudar aos empreendedores.

“Já estamos trabalhando para aumentar o número de anúncios de ofertas e oportunidades e, consequentemente, gerar mais negócios", continua Telles. "Entendemos que unir forças é de extrema importância para passarmos por momentos como esse, por isso queremos divulgar diferentes iniciativas dentro do Vai de Visa”, completa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.