Redução de custos no e-commerce: como reduzir o Custo por Clique (CPC)?

Redução de custos no e-commerce: como reduzir o Custo por Clique (CPC)?

Por Guilherme Peixoto Artiles | 28 de Junho de 2021 às 10h00
Pixabay

Um dos grandes desafios enfrentados por empreendedores quanto ao manejo do e-commerce é em relação aos custos. Esse tipo de canal de vendas vem crescendo diariamente, mas com a concorrência crescendo na mesma medida. Portanto, é preciso se destacar para oferecer o melhor e o mais atrativo ao consumidor.

Pensando assim, é muito importante se planejar em relação aos custos que esse tipo de comércio demanda, além de criar estratégias para reduzir o custo do que for possível.

Quando o assunto é anúncio, por exemplo, algumas medidas podem ser tomadas para trazer economia ao seu negócio, com relação ao CPC (custo por clique), que é o que está por trás do seu anúncio. E nós te daremos algumas dicas sobre o assunto para ajudar nessa missão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Mas, antes, vamos te explicar melhor o que é o CPC, para você entender como é possível reduzi-lo e, assim, diminuir seus custos com o e-commerce.

O que é CPC (custo por clique)?

O CPC ou custo por clique, é uma métrica muito popular no mercado, e a mais escolhida entre os anunciantes, por se tratar de uma maneira mais fácil de visualizar e controlar resultados. Essa é uma forma de cobrança onde o anunciante paga pelo total de cliques dados em seus anúncios.

Mas você deve estar se perguntando: como calcular o custo por clique? Suponha que você queira anunciar o seu e-commerce por sites e blogs. O Google AdSense pode auxiliar nesse processo ao disponibilizar espaço de sites parceiros para isso, com o CPC sendo a sua opção de pagamento. Assim, você pagará por cada visita que chegar até a sua página, geradas a partir desses anúncios. Essa precificação é feita como um leilão, onde os anunciantes que fizerem as melhores ofertas terão as melhores colocações.

A fórmula para calcular o CPC é: Custo Total / Número de Cliques

E como reduzir o CPC?

Segmente o melhor possível os assuntos, se concentrando em usar as melhores palavras-chave possíveis. Para isso, você deve investir tempo em pesquisas e pode usar também ferramentas como o SEMrush e Ubersuggest, por exemplo.

  • Faça uma segmentação geográfica: é interessante criar campanhas que sejam focadas em cada região. Dessa forma, você consegue analisar de forma independente seus resultados, além de ter a possibilidade de realizar novas campanhas, mais assertivas, conforme o perfil dessa segmentação;

  • Exclua a lista de palavras-chave negativas: selecione os termos nos quais você não quer que o Google mostre o seu anúncio. Dessa forma, você negativa os termos que não se referem a sua categoria de serviço, evitando que um usuário que não seja um potencial cliente clique neste anúncio e saia de sua página por não encontrar o que ele desejava;

  • Estude a sua concorrência: ao fazer essa análise, será possível ter uma noção e referência de como esses anúncios estão sendo feitos, quais palavras estão sendo usadas e como está sendo o resultado disso. Assim, você poderá ter ideias de ações mais eficazes;

  • Faça um planejamento do seu orçamento: defina o valor que você irá investir em seus anúncios diariamente. Dessa maneira, você terá em mente de forma mais clara esses números e também conseguirá traçar possíveis estratégias futuras;

  • Preocupe-se com a qualidade de seus anúncios e conteúdos: produzir materiais de qualidade faz toda a diferença para atrair o seu público. Preparar bons conteúdos textuais e visuais é muito importante e é parte fundamental nesse processo. Concentre-se em deixar o conteúdo o mais assertivo e condizente possível aquilo que seu negócio oferece.

Com essas estratégias é possível deixar o seu conteúdo muito mais focado no que é ideal, fazendo que ele chegue de forma mais abrangente e concentrada ao seu público. Mas, nós sabemos que, ainda assim, esse tipo de assunto é de fato desafiador e demanda bastante tempo, atenção e dedicação.

Mas não se preocupe! Você pode contar com a Hubsales para te ajudar quando o assunto é aumentar a visibilidade do seu negócio. Nós ajudamos você a jogar junto com as grandes marcas, potencializar sua rentabilidade e aumentar a presença de seus produtos em regiões/cidades que não possuem vendas expressivas em lojas físicas. E também identificar as ações que podem ser realizadas para reduzir os seus custos com o e-commerce.

Quer entender mais como isso funciona? Entre em contato conosco!

*Artigo produzido por colunista com exclusividade ao Canaltech. O texto pode conter opiniões e análises que não necessariamente refletem a visão do Canaltech sobre o assunto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.